Mais 30 adolescentes do município estão inscritos na turma que iniciará em março de Assistente Administrativo do Programa Adolescente Aprendiz, realizado pela Prefeitura de Araucária com o Senai e empresas parceiras. Os jovens passam por um curso de capacitação e ainda ganham a oportunidade da primeira experiência de trabalho na condição de aprendiz. São 556 horas de aulas teóricas no curso e até um ano e meio de aprendizado prático na empresa.
Nesta sexta-feira (24), pais e adolescentes participantes do programa participaram de uma reunião no anfiteatro da Prefeitura. No encontro explicou-se um pouco sobre as oportunidades que os jovens terão, como funciona o programa, regras e benefícios da iniciativa. A secretária de Assistência Social, Cristiane Dehaini, foi dar as boas vindas para os adolescentes, acompanhada de representantes do Senai. Em seguida os jovens já puderam participar de duas seleções para a vaga de aprendiz nas empresas Gelopar e Berneck.
Essa foi a primeira turma do Adolescente Aprendiz com encaminhamento expresso apenas dos CRAS e sem uma prova no processo seletivo. Isso porque a Secretaria Municipal de Assistência Social percebeu que nem todos os jovens que precisavam do programa acabavam tendo acesso à iniciativa. Com a nova metodologia, a intenção é que o acesso fique mais democrático e atenda as famílias em situação de vulnerabilidade social, baseando os encaminhamentos em critérios sociais avaliados pela equipe técnica responsável.
Sobre o programa
O objetivo principal do projeto é oferecer capacitação, suporte técnico e psicossocial para o exercício da função que estão cursando. No momento, outros dois cursos estão em andamento pelo Adolescente Aprendiz: de logística e de auxiliar de linha de produção. A iniciativa prioriza adolescentes com idade entre 14 e 22 anos incompletos.
Foto: Carlos Poly/SMCS