O que você acha de trabalhar como secretária, editora de vídeos, atender clientes e – de quebra – cozinhar para toda a equipe para receber um salário de R$ 1.680? Apesar de parecer brincadeira, essa vaga de emprego existiu e foi divulgada em uma rede social.
Após a divulgação da “oportunidade”, não demorou muito para que a publicação chegasse à página “Vagas Arrombadas” no Facebook, perfil que reúne anúncios de vagas reais do mercado de trabalho brasileiro – geralmente, sem benefícios, com salários baixos, carga horária exaustiva, acúmulo de funções e diversos outros adjetivos que afastam boa parte daqueles que estão em busca de emprego. Hoje, a página conta com mais de 500 mil curtidas.
No anúncio que viralizou, o empregador expõe que está com uma vaga aberta para “secretária” em um escritório situado no bairro Batel, em Curitiba (PR) – área nobre da capital paranaense. O que chama a atenção é que, além de ser secretária, a contratada precisará atender clientes, editar vídeos e cozinhar para os outros funcionários.
“[…] A pessoa que procuramos seria nossa secretária, agendaria reuniões, faria o atendimento aos clientes, funções de customer success [sucesso do cliente, em tradução livre] e afins. Ela precisa ser fera em programas Microsoft e se tiver habilidades de edição de imagem/vídeo – putz – aí seria perfeito!”, informa o anunciante.
Além de destacar os requisitos anteriores, o anunciante diz que é imprescindível o interessado pela vaga saber cozinhar. “Ah, é ultra necessário a pessoa mandar bem na comida! Temos uma copa equipada aqui no escritório e nada melhor que uma comidinha caseira, né?”, acrescenta.
O anunciante também afirma que o entrevistado participará de um “teste culinário” para comprovar os “dons culinários”. Os “benefícios”, porém, não acabam por aí! Fora o salário “super-atrativo” de R$ 1.680, você terá direito ao vale-transporte e aos ingredientes necessários para cozinhar para sua equipe.
Cerca de 19 horas depois de o anúncio ser publicado na página “Vagas Arrombadas”, o post contava com 4,7 mil reações e mais de 2 mil comentários. Alguns internautas brincaram com a situação.
“É sempre bom lembrar”, escreve uma delas ao citar a Lei Áurea, documento que estabeleceu o fim da escravidão no Brasil. “Ufa! Ainda bem que ele não desconta os ingredientes. Então tá tudo bem!”, diz outra. “Ter participado do Masterchef é um diferencial”, comenta uma terceira.
Banda B