Por Maisa Salles Mazeppa / Araucária no Ar
Apaixonados por viagem! Se você também é, bem-vindo ao clube! A partir de agora, este será um espaço para quem nasceu com alma de aventureiro e está sempre em busca de uma nova experiência. Vamos fazer deste canal uma via de mão-dupla: ao longo dos posts, trarei minhas experiências e perrengues na estrada e, gostaria, que participassem contando um pouco das histórias de vocês, ou trazendo dúvidas e sugestões. Para estrear nossa coluna, nada mais justo do que começar pelo começo: passaporte! Afinal, a preparação para se fazer uma viagem também faz parte do processo!
O passaporte
O passaporte é um documento pessoal, obrigatório, para entrada de estrangeiros em outro país. Irá “substituir” os documentos pessoais, como RG e CPF. Quando irá usar? O tempo todo, desde o momento do embarque no aeroporto até o seu retorno. Então carregue-o consigo, seja para bater perna turistando, para ir para as noitadas, compras, fazer check-in ou retornar para casa, você deverá estar com o seu passaporte sempre em mãos.
O início do processo de requerimento do passaporte brasileiro começa pelo site da Polícia Federal. O processo é super simples, rápido e quase indolor (rssss). Primeiro passo: preencher o formulário eletrônico (você terá que preencher quatro telas, 1ª – dados pessoais, 2ª – documentos, 3ª – dados complementares e 4ª – local de atendimento); Segundo passo: após preencher seus dados, será emitida a Guia de Recolhimento da União – GRU (pague a guia, respeitando a data de vencimento); Terceiro passo: compareça ao posto da Polícia Federal com a documentação original exigida (clique aqui para ver quais são), juntamente com a GRU paga e o protocolo da solicitação. Não é mais necessário levar fotografia, pois será coletada no momento do atendimento.
Vale saber:
– O passaporte contém 32 páginas numeradas e apenas o titular poderá utilizá-lo;
– O passaporte brasileiro tem validade de 5 anos;
– Você gastará R$ 156,07 para emiti-lo;
– Não adianta chegar com muito tempo de antecedência ao Posto da Polícia Federal, pois você será atendido no horário agendado;
– Em caso de dúvida, tanto no preenchimento do formulário ou qualquer outra que surja, ligue para 194.
Após todo este procedimento, ai é só aguardar a data que irão falar a você e ir retirar o passaporte no mesmo local.
Viajando sem passaporte
Brasileiros que queiram viajar pelos países do Mercosul e dos Estados Associados não é necessário ter passaporte. Basta apresentar a carteira de identidade (RG). Os países são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Visto
Já em alguns países, apenas o passaporte não é o suficiente. Como assim? É que em alguns países é necessário requerer o visto para a entrada. Mas, isto já é assunto para um próximo post. Ah… não esqueça de deixar seu comentário contando sua experiência! Então é isso, nos vemos em breve!
TENHO CERTEZA QUE MUITOS VÃO APROVEITAR SUAS INFORMAÇÕES, LEMBRO DE TEMPO ATRÁS QUANDO PERGUNTEI SOBRE O QUE FAZER COM OS APARELHOS ELETRÔNICOS QUE EU ESTAVA LEVANDO COMO FILMADORA, E NOT , E VALEU A TUA DICA, QUEM SABE AINDA SEJA ASSUNTO NESSE TEU BLOG AGORA.BJOSSS