Os moradores de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, vão poder usar os ônibus de graça aos domingos já a partir do próximo dia 24. Segundo o prefeito Hissam Hussein Dehaini, a medida foi possibilitada pelo fechamento da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), que economizou recursos para a administração.
“Essa era uma promessa minha de campanha, que foi possível graças ao encerramento das atividades da CMTC. Sobrou dinheiro e, ao invés de retê-lo para a prefeitura, nós decidimos usá-lo para conseguir o passe livre a cerca de 8 mil estudantes e agora instituir a domingueira gratuita”, disse o prefeito em entrevista ao radialista Geovane Barreiro para o programa Jornal Metropolitano, que vai ao ar todo domingo às 6h.
De acordo com ele, os passageiros poderão usar todas as linhas do transporte dentro de Araucária e também a metropolitana até Curitiba. “A nossa cidade é muito grande. Assim, quem mora no Tupi, Tietê, pode ir até o Centro ou a capital sem pagar a tarifa. Nós vamos bancar esse custo. Mas como? Com uma visão empresarial, economizamos tudo o que pudemos para essa iniciativa”, completou.
O projeto da domingueira gratuita foi aprovada pela Câmara Municipal em duas votações. O objetivo, além de beneficiar os passageiros, é promover o comércio local. “Hoje é caro vir para a Araucária, a pessoa precisa desembolsar R$ 4,25. Agora, isso não existe mais. A ideia é que os moradores usem e abusem, porque o dinheiro é deles”.
Tarifa zero até 2020
Com a tarifa zero, a prefeitura prevê que o uso do transporte coletivo aumente de cerca de 6 mil pessoas, como é hoje, para pelo menos 10 mil. “Essa é uma visão otimista e nós não vamos parar por aí. Eu já estou com um projeto que pretende reduzir o valor da passagem em Araucária até dezembro”, comentou Hissam.
O prefeito declarou também que tem uma ideia ainda mais ousada: instituir a passagem gratuita em Araucária para todas as linhas e dias da semana. “Até o fim do meu mandato, a tarifa será zero no município. Grave o que eu estou falando. Isso só não vai acontecer se chover canivete”, concluiu.
A domingueira gratuita passa a valer já neste domingo (24).
(Do Portal BandaB)