Mundo

ONU lança estratégia de vacinar 40% em todos os países até fim do ano

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciaram hoje (7) uma nova Estratégia de Vacinação Global contra a covid-19 para vacinar 40% da população em todos os países até o fim do ano.

O plano necessita de US$ 18 bilhões para assegurar uma distribuição equitativa e visa a alcançar a vacinação de 70% da população de todos os países até meados de 2022.

O anúncio foi feito hoje pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, e o secretário-geral da ONU, António Guterres, em entrevista coletiva virtual, a partir de Genebra e Nova Iorque.

“Com a produção de vacinas agora em quase 1,5 bilhão de doses por mês, podemos alcançar 40% das pessoas em todos os países até o fim do ano – se pudermos mobilizar cerca de US$ 18 bilhões para garantir que a distribuição seja equitativa”, declarou Guterres.

Para o secretário-geral da ONU, “cabe aos Estados-membros unir-se e fazer o que for necessário para que a estratégia seja bem-sucedida”. António Guterres vem incentivando um plano de vacinação global, a ser implementado por uma força tarefa de emergência em conjunto com países produtores de vacinas, com a OMS, parceiros da plataforma de vacinação Covax, instituições financeiras mundiais e companhias farmacêuticas. 

Ele acrescentou que os países do G20 terão uma “oportunidade”, na cúpula do bloco em 30 e 31 de outubro, em Roma, de realizar a vontade declarada de vacinar todo o mundo.

Agência Brasil

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.