
Sarandi, localizada no Noroeste do Paraná, juntamente com outros municípios da região, recebeu, nesta terça-feira (12), mais uma fase da Operação Sinergia. Esta ação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP) e faz parte da programação da Missão Paraná VII. O foco da iniciativa é fortalecer a presença policial e a prevenção criminal, por meio da mobilização de equipes especializadas e efetivos reforçados em pontos estratégicos.
A operação conta com a participação de policiais militares, civis, penais e peritos da Polícia Científica, além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar. As forças atuam juntas em patrulhamentos, abordagens, fiscalizações e saturações em áreas previamente mapeadas, levando em conta a análise de dados de inteligência e as estatísticas de criminalidade.
- A Polícia Científica amplia sua estrutura com a inclusão de um novo módulo móvel de perícia multifuncional.
Essa ação reflete a estratégia da SESP de intensificar a presença do Estado em municípios, garantindo respostas rápidas às demandas locais de segurança. Em Sarandi e nas cidades vizinhas, as equipes são coordenadas em áreas de grande circulação de pessoas e onde há maior registro de ocorrências, visando garantir a segurança da população.
De acordo com Saulo Sanson, secretário da Segurança Pública, “o objetivo é potencializar a capacidade operacional das forças de segurança por meio da integração e do emprego estratégico do efetivo. Quando atuamos de forma conjunta, ampliamos a presença nas ruas, otimizamos recursos e conseguimos oferecer respostas mais efetivas à população”.
Além do reforço no patrulhamento, a Missão Paraná VII também promove encontros comunitários, debates sobre políticas públicas e atividades educativas. Essas iniciativas são voltadas ao fortalecimento da relação entre as forças de segurança e a comunidade local.
- Novas viaturas e equipamentos foram incorporados à atuação da Polícia Penal do Paraná.
A proposta da Operação Sinergia é atuar tanto na repressão ao crime quanto na prevenção, buscando ampliar o controle territorial e melhorar a sensação de segurança entre os cidadãos. As ações continuarão ao longo da semana em diversos municípios da região Noroeste, fazendo parte de um conjunto de iniciativas que visam descentralizar as políticas públicas de segurança e aproximar o Estado das realidades locais.
Fonte:: parana.pr.gov.br











