Araucária

Opłatek: Evento tradicional polonês foi realizado na Antigos Sabores em Araucária

Por Aécio Novitski
Os polacos comemoram a Vigília do Natalcom a partilha do pão ázimo, ou como é conhecido na Polônia, o Opłatek (pronuncia-se opúaték).
A cerimônia costuma ocorrer nas residências das famílias, mas para todos acompanharem, neste ano foi realizado no Restaurante Antigos Sabores, local que já é conhecido pelos pratos típicos poloneses. Antes da cena que antecede a vigília e ao redor da mesa servida e adornada com a choinka (rroinca – árvore de natal) e o presépio, todos aguardam o aparecimento da primeira estrela no céu. Nesta época costuma escurecer na Polônia por volta das 4 horas da tarde. Normalmente o chefe da família, o pai, ou na ausência deste a mãe, faz uma oração e distribui o Opłatek (óstia não consagrada na igreja e a venda e todos os quiosques e lojas de artigos natalinos).
Todos os integrantes da família, oferecem-se uns aos outros a óstia. Cada um quebra um pedacinho do pão do outro e come. Partilham assim o pão, perdoando-se e desejando votos de Feliz Natal.
Não se come carne na vigília natalina polaca. Apenas peixes na maior parte  preparado assado, cozido em saladas, em sopas e frito. E na Antigos Sabores não foi diferente, teve  muito pierogi, com vários molhos para todos os paladares
O significado da partilha do pão está, sobretudo, no perdão mútuo e na confraternização entre os membros da família e da comunidade. O profundo conteúdo da partilha do Opłatek nasce no mistério central do cristianismo, a Eucaristia, chamada a Partilha do Pão.
Se na Polônia esta cerimônia é quase obrigatória, entre os descendentes de polacos no Sul do Brasil, especialmente, a tradição tem ganhado a cada ano que passa mais adeptos. Curitiba costuma celebrar a cerimônia nos clubes sociais e entidades folclóricas.
Nas demais cidades sulistas, cada entidade folclórica reúne a comunidade de origem polaca e a celebra.
O evento realizado na Antigos sabores teve a participação de integrantes do grupo Wesoly Dom, coral Dzien Polsky e apoio da Braspol, núcleo Araucária.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.