
Análise do Climatempo mostra que apenas o mês de maio deve ter temperaturas abaixo do normal
O outono brasileiro começa no dia 20 de março, exatamente às 19h45. Estação de transição, normalmente oscila temperaturas de grande amplitude, ou seja, madrugadas mais frias e calor durante o dia nos meses de abril, maio e junho. Também é um mês em que o regime de chuvas começa a decair. No Paraná, contudo, segundo previsão do Climatempo — que ontem divulgou uma análise para a próxima estação — o outono não será tão normal.
Segundo o Climatempo, as chuvas devem ficar entre a média normal e abaixo dela. Apenas o Sul do Rio Grande do Sul deve ter chuva mais intensa durante a estação. Já sobre os dias mais frios, apenas o mês de maio tem previsão de temperaturas abaixo da média histórica. Abril e junho devem ficar com mínimas e máximas acima do normal.
“De forma geral, a temperatura média vai caindo gradativamente, mas teremos menos frio do que o normal em junho — maio pode ser mais frio”, diz texto sobre a previsão. Com relação ao País, o risco maior é com a chuva, que deve ser insuficiente para repor as reservas nas barragens do Sudeste e Centro-Oeste brasileiro. “Nossos problemas em relação ao risco de racionamento continuam, pois não choveu o suficiente para reverter a seca dos últimos anos”.
A estação acaba no dia 21 de junho às 13h38, no horário de Brasília.
Fim de semana — O fim de semana não deve ser diferente dos últimos dias em Curitiba. As temperaturas oscilam entre amenas nas madrugadas dos próximos dias e quentes nas tardes. Também podem ocorrer pancadas de chuva isoladas no sábadoe domingo. A próxima semana começa da mesma maneira, segundo o site do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).