Na quinta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o Seminário: Gravidez na Adolescência, no anfiteatro da Prefeitura. A palestrante Marly Marton fez uma fala para funcionários da Prefeitura e para participantes do Adolescentro Costeira sobre mitos e verdades envolvendo o tema. Além disso foram apresentados alguns dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica, levantados pelo Comitê Municipal de Prevenção de Mortalidade Materna e Infantil de Araucária
O grupo de teatro GAE (Grupo de Apoio Educacional), da Secretaria de Saúde, fez uma apresentação para descontrair e ampliar a reflexão sobre essa problemática. Esse evento integra o calendário de ações do Outubro Rosa, campanha que visa chamar a atenção para os cuidados com a saúde da mulher.
De acordo com dados do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna Infantil, em 2013 foram 390 adolescentes grávidas no município, dentre as quais foram registrados 2 óbitos infantis. Para fazer um levantamento da situação de saúde da mãe e dos bebês, verificar a reincidência ou não de gestação, uso de métodos contraceptivos ou não, o acompanhamento médico da mãe e do filho; foi realizada uma pesquisa no primeiro trimestre de 2015 com 800 adolescentes de Araucária (estudantes dos 7º, 8º, e 9º ano). Os dados dessa pesquisa foram apresentados durante o evento.
Estiveram no evento o secretário municipal de Saúde, Dr. Rogério Kampa, a secretária municipal de Educação, Janet Shontek, e a diretora geral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Lúcia Sirota. As autoridades destacaram a importância do papel da família na criação dos jovens para a prevenção da gravidez na adolescência e de outros fatores de risco. Foi ressaltada ainda a necessidade desse trabalho em rede e articulado, observando a integralidade da questão, pois o enfrentamento e a abordagem do assunto envolve diversas áreas.
SMCS / Foto Carlos Poly