AraucáriaSaúde

Outubro rosa: saúde faz mutirão para coleta de preventivo e agendamento de mamografia

No próximo dia 23 de outubro, sábado, as Unidades Básicas de Saúde de Araucária urbanas e rurais irão abrir as portas para realizar um mutirão de exames preventivos de colo do útero (citopatológicos) e agendamentos de mamografias. As UBS´s Alvorada, Capinzal, Onças, Rio Abaixinho e Boa Vista que são unidades de apoio são as únicas que não estarão abertas nesta data.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA), a ação faz parte do Outubro Rosa, mês de conscientização para detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero. Ainda conforme a SMSA, para participar do mutirão as mulheres precisam agendar um horário previamente com as Unidades de Saúde, presencialmente ou por telefone.

Quem pode agendar

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a indicação para realização do exame citopatológico é para mulheres de 25 a 64 anos e a mamografia tem indicação entre as idades de 50 a 69 anos.

Mais vagas de mamografia

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera pelo exame, a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária ampliou de 200 para 300 vagas por mês para a realização de mamografia.

Outubro Rosa

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença no Brasil, depois do câncer de pele. A estimativa é de que em 2021 sejam 66.280 novos casos no país. A boa notícia é que um em cada três casos da doença pode ser curado se for descoberto logo no início, conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.