
Começa nesta quarta-feira (10) o pagamento a vista com desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A redução é de 3% para quem optar por quitar todo o imposto de uma vez. O vencimento ocorre pelo número final da placa do veículo. Hoje devem pagar os proprietários cujas placas terminem e 1 e 2; Amanhã (11), vencem os finais 3 e 4; na sexta-feira (12), é a vez dos finais 5 e 6; na segunda-feira (15), vencem os finais 7 e 8 e na terça-feira (16), os finais 9 e 0.
De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Fazenda, em 2017, 28,5% dos proprietários de veículos quitaram o IPVA em conta única.
Como pagar
Quem recebeu os boletos pelos Correios pode pagar em qualquer banco, desde que esteja dentro do vencimento. Se o proprietário do veículo não recebeu o boleto, é possível emitir a guia de pagamento diretamente no site da Secretaria da Fazenda > Impostos > IPVA. Para isso é preciso ter o número do Renavam.
Também pelo número do Renavam é possível pagar nos bancos credenciados, que são, Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi.
Vai parcelar
Se a opção for parcelar é possível dividir o valor em três parcelas. Neste caso, não há desconto e o vencimento inicia em 22 de janeiro, também pelo número final da placa.
Dpvat
O Seguro obrigatório, o Dpvat 2018 também começa a vencer a partir de hoje, junto com o vencimento da cota única do IPVA. A Segurado Lider, que administra o Dpvat não envia boletos, é preciso que o proprietário entre no site e imprima a guia para pagamento. Vale lembrar, que o não pagamento do Dpvat implica na impossibilidade de emissão do licenciamento do veículo, documento de porte obrigatório para circulação.
AEN