Em todo mundo, no dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. No entanto, essa é uma realidade que infelizmente não ficou na memória: ela é rotina para os trabalhadores brasileiros, e o Paraná é um dos estados que mais registra acidentes e óbitos no trabalho.
De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social 2013, lançado nesse ano, o Brasil registrou, em 2013, 717.911 acidentes de trabalho, dos quais 14.837 resultaram em incapacidade permanente e 2.797 em óbito. O Paraná, por sua vez, registrou 53.132 acidentes, dos quais 1.353 resultaram em incapacidade permanente e 370 em óbitos – números que colocam o estado em quinto lugar no número de acidentes (atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul) e terceiro que mais registra óbitos (atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais).
Os números, no entanto, precisam ser relativizados. Para a procuradora do trabalho Ana Lucia Barranco, coordenadora do Fórum de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho do Estado do Paraná (FPMAT-PR), os números precisam ser avaliados considerando-se a proporção entre acidentes e população economicamente ativa. “O que também pode ocorrer é que o Paraná notifique mais acidentes, devido à maior capacitação dos profissionais de saúde, o que não necessariamente quer dizer que aqui haja mais acidentes”, explica.
Bem Paraná / Imagem Ilustrativa