Paraná

Paraná já emitiu 30 mil carteiras de habilitação com QR Code

As Carteiras de Habilitação emitidas no Paraná já estão sendo entregues com o novo dispositivo de segurança, QR Code, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde o dia 2 de maio, quando o Estado começou a imprimir o documento com o novo item, foram 30 mil carteiras entregues — o equivalente a 5 mil CNHs por dia.
O novo modelo traz também mudanças na cor, marcas d’água, dois números de identificação nacional e o número de identificação estadual. “Junto aos demais dispositivos de segurança, o QR Code possibilita que a fiscalização confira a veracidade dos dados impressos no documento e os dados no registro nacional de habilitação, inibindo possíveis falsificações e adulterações”, analisa o diretor-geral do Detran PR, Marcos Traad.
A utilização do QR Code será feita por meio de um aplicativo de celular, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). Com a leitura do código será possível ter acesso às informações do condutor, e a foto emitida na CNH, para comparação do documento impresso. O mecanismo tem como o objetivo facilitar o reconhecimento de CNH falsificada e pretende evitar a ação de estelionatários e demais criminosos.
A autarquia alerta que motoristas com documento dentro da validade, no modelo antigo, não precisam se preocupar em trocar a CNH. A mudança ocorrerá na renovação ou expedição da segunda via.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.