Paraná

Parceria entre Japão e Paraná oferece oportunidades de intercâmbio a estudantes; confira como se candidatar

Promover as modalidades de bolsas de estudos para intercâmbio no Japão. Com esse objetivo, o Governo do Estado promoveu um evento online, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, com o intuito de contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes universitários, com foco no desenvolvimento socioeconômico, a partir do ingresso dos jovens no mercado de trabalho local, depois que retornarem do país asiático.

Anualmente, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do governo japonês oferta bolsas de graduação e pós-graduação, para diferentes áreas do conhecimento. São seis modalidades de bolsas: pesquisa (pós-graduação); graduação; técnico superior; curso profissionalizante; treinamento para professores; cultura e língua japonesa e cultura e língua japonesa para descendentes de japoneses.

O valor mensal da bolsa integral varia de 117 mil a 145 mil ienes, que na cotação atual da moeda brasileira seria entre R$ 4,5 mil e R$ 5,5 mil, a depender da modalidade. O governo japonês também arca com os custos de passagem aérea de ida e volta, curso de língua japonesa, quando necessário, e isenção de taxas de matrícula e mensalidades em instituições de ensino superior.

Além da nacionalidade brasileira e escolaridade correspondente a cada modalidade de bolsa, os candidatos devem demonstrar interesse pela cultura e língua japonesa e conhecimento da língua japonesa ou inglesa.

O processo de seleção dura até quatro meses. A primeira fase envolve a avaliação da documentação, prova escrita e entrevista. Os estudantes que residem no Paraná e em Santa Catarina podem se inscrever em Curitiba.

Serviço:

Plantão do Consulado do Japão em Curitiba para consulta de bolsas

Datas: 29/04 e 27/05 (13h30 às 17h); e 06/05 e 20/05 (9h ao meio-dia).

Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630 – Centro

E-mail: cultura@c1.mofa.go.jp

Mais informações: Site do Consulado – AQUI.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.