Um trabalho em conjunto envolvendo Prefeitura, Repar, Dnit, Polícia Rodoviária Federal e a comunidade resultou na melhoria do acesso dos moradores do Jardim Alvorada. A marginal da rodovia do Xisto agora conta com mão dupla e, a partir da próxima segunda-feira (18), a trincheira local passa a contar com semáforo.
As melhorias foram comemoradas na manhã desta quinta-feira (14) quando moradores e representantes das instituições envolvidas estiveram no local para conversarem sobre o assunto. “Não é só uma questão de semáforo ou de pintura. É questão de oferecer benefícios para a população”, resumiu o secretário de Obras Fábio Alceu Fernandes. Fábio destacou que esta realização só foi possível graças ao apoio de todos os órgãos envolvidos e participação dos moradores. “O prefeito Olizandro Ferreira nos pediu para que entrássemos em contato com o objetivo de resolver essa reivindicação dos moradores do Alvorada. Hoje podemos dizer que cumprimos esta tarefa”. O secretário de Urbanismo Elias Ubirajara Kasecker Junior também participou do encontro com os moradores e destacou que as alterações foram feitas com recursos da Prefeitura.
Moradora há 40 anos no Jd. Alvorada, Maria Aparecida de Almeida conta que a mudança para mão dupla na marginal vai fazer os motoristas economizarem combustível e também ganharem tempo. “Agora são três minutos daqui até o meu trabalho”, comemora a moradora.
Outra que mostra estar bem feliz é Kátia Lino, que há 23 anos mora no bairro. A moradora lembrou que era comum motoristas levarem multa por tentarem fazer o acesso não permitido [para evitar os quase 4km de retorno] e que agora isso mudou. “Ficou ‘show de bola’. Imagina quantos motoristas vão ser beneficiados, quem trabalha em Curitiba, os motoboys que fazem entregas… Não é só os moradores, mas quem precisa vir para cá”, comentou Kátia.
A presidente da Associação de Moradores do Jardim Alvorada Maria Eunice Rodrigues Siqueira conta que a reivindicação da comunidade já era antiga e ressaltou o empenho dos diversos representantes envolvidos nessa conquista da comunidade. A presidente também citou que a mudança no trajeto do ônibus (agora pela marginal) aumentou a segurança para pedestres. “Algumas vezes, eram 30 minutos para atravessar a pista porque o trânsito era intenso. Com a mudança de trajeto não corremos mais este risco”, disse.
Além da mudança já realizada, o prefeito Olizandro também determinou que a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) e a Secretaria de Urbanismo busquem meios para melhorar o transporte de passageiros na região e alterar a localização do ponto de ônibus, oferecendo mais segurança aos usuários.
SMCS / Foto Carlos Poly