Participantes do Projeto Garoto Cidadão de Araucária fizeram algumas apresentações e intervenções artísticas nos ônibus e no terminal de Araucária durante a semana. O grupo chamou a atenção, emocionou e despertou a curiosidade de muita gente sobre o projeto.
Interpretando personagens como Sílvio Santos, Faustão e Frida Kahlo, os garotos improvisaram interações com os transeuntes. Músicas conhecidas, como Asa Branca, foram tocadas com violino, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, clarinete e bongô.
A atividade “Um minutinho da sua atenção” foi lançada convidando os passageiros a se desligarem do mundo da tecnologia, desviando um pouco do foco geralmente dado apenas ao celular. As linhas de ônibus escolhidas foram algumas que circulam próximo ao bairro do projeto: Circular Olímpico, Tropical, Pequim e também: Santa Regina, Gralha Azul e Shangrilá.
“Através da arte produzida pretendemos instigar os usuários do transporte coletivo a saírem do mundo virtual ainda que por alguns instantes, momento no qual o transporte coletivo se transformou em uma ferramenta de comunicação artística”, explica a coordenadora do Garoto Cidadão de Araucária, Lena Inocêncio.
Frequentando o projeto há 2 anos, Jaqueline Wrubleski, de 14 anos, mostrou muita confiança e habilidade com o violino durante as apresentações. Ela estava vestida de Frida Kahlo e disse ter amado a experiência. “A gente nunca tinha se apresentado em um ônibus antes. Achei muito legal. A cada dia temos uma experiência nova no projeto. Quando eu entrei só sabia algumas músicas bem fáceis de tocar e agora já sei várias e mais complexas”, comenta a participante.
A colega de Jaqueline, Letícia Silveira, de 13 anos, contribuiu apresentando-se com a flauta transversal. Há um ano no Garoto Cidadão, ela diz que não sabia nada de música e seu interesse por essa forma de arte surgiu com os educadores do projeto. “Eles mostram os instrumentos, como são, as diferenças principais de cada um e escolhemos o que mais nos identificamos para aprender”, complementa Letícia.
Todo o cenário produzido e apresentado nos ônibus mexeu com a imaginação de quem parou para apreciar a atração. A diarista Lucila de Souza, de 50 anos, acompanhou uma das intervenções enquanto aguardava o ônibus para o Capinzal e se emocionou. “Esse projeto é muito bom, minha filha está há 3 semanas participando, e, vendo essas crianças já imagino como ela pode estar daqui algum tempo”, relata Lucila, mãe da Ketlin, de 14 anos.
Sobre o Garoto Cidadão
O Projeto Garoto Cidadão funciona em Araucária em parceria firmada entre a Fundação CSN e a Prefeitura do município. A iniciativa atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social entre 6 a 16 anos, com atividades socioculturais no contra turno escolar.
Durante o tempo de permanência no projeto, os educandos têm aulas de música, teatro, dança, artes visuais, além de inclusão digital e desenvolvimento de habilidades e competências, com pedagogia diferenciada – com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico e comunicação e expressão.
SMCS / Foto Carlos Poly