Araucária

Participe da Audiência Pública do Plano de Arborização Urbana de Araucária

Na quarta-feira (05), às 19h, acontece a segunda etapa da Audiência Pública referente ao Plano Municipal de Arborização Urbana, no anfiteatro da Prefeitura. O evento é aberto à comunidade e trata de questões para readequação do Plano Municipal de Arborização Urbana de 2005.

O Plano visa realizar melhorias para que a cidade não apenas conte com boa arborização, mas que ela esteja integrada à realidade local e às normas que prezam pela qualidade e segurança. A segunda audiência trará ênfase nas alterações da Av. Victor do Amaral (trecho a partir da Manoel Ribas até a Rua Rodolfo Hasselmann). A primeira audiência pública deste ano sobre o assunto foi realizada dia 29 de maio e discutiu mudanças em outro trecho da mesma rua.

A Victor do Amaral é uma via de quase 2km de extensão e tem muitos estabelecimentos comerciais. A via conta com 197 árvores, sendo que de acordo com as normas técnicas, algumas deveriam ser removidas e outras substituídas. O foco da ação são as árvores que estão apresentando riscos aos pedestres, à fiação elétrica, às propriedades e aos veículos. Para os casos em que haverá substituição, as mudas virão do Horto Municipal e de medidas compensatórias.

Critérios – Há critérios técnicos que determinam cuidados com o plantio de árvores em áreas de entrada de veículos, próximos a redes de água e esgoto, bocas de lobo e hidrantes, semáforos e pontos de ônibus. Além das distâncias recomendadas, é preciso levar em conta espécies mais adequadas. No caso de Araucária, a aroeira-salsa, a extremosa e a quaresmeira são espécies indicadas. A substituição de espécies leva em conta o fluxo de pessoas e veículos, o porte da planta, a largura das calçadas e ruas e espécies que não destruam as calçadas. Onde houver derrubada de árvores comprometidas, há previsão de um novo canteiro a 50cm do local. Há canteiros que também serão reaproveitados.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.