
Em mais uma ação bem sucedida, a Guarda Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente apreenderam dez pássaros nativos que eram mantidos clandestinamente, sendo seis trinca-ferros (Saltator similis), dois coleirinhos (Sporophila caerulescens), um sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) e um saíra-preciosa (Tangara preciosa).
A apreensão aconteceu no dia 05 e foi resultado de uma extensa ação investigativa na zona rural de Araucária que visa coibir a prática de crimes ambientais, como a caça e a captura de pássaros silvestres. Também foram apreendidos alçapões, redes e artefatos para captura de animais.
Dos dez pássaros, dois foram imediatamente reintegrados à natureza e os demais foram entregues aos cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), pertencente à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e localizado em Tijucas do Sul (PR).
Os dois infratores foram pegos em flagrante e conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil de Araucária, onde foi lavrado Termo Circunstanciado. Eles também responderão processo cível e administrativo e cada um teve que pagar uma multa de R$ 2500,00.
A força-tarefa promovida pela Guarda Ambiental e pela Secretaria de Meio Ambiente para promover a educação ambiental, bem como investigar e coibir crimes ambientais, vem sendo realizada em todo o município.
Esta foi a terceira ação do gênero neste ano. A população pode ajudar a denunciar crimes contra a fauna e a flora de maneira totalmente segura entrando em contato com o Disque Denúncia pelo telefone 3614-7480.
SMCS