Seis meses após a mudança na Avenida Archelau de Almeida Torres os comerciantes estão satisfeitos com a alteração da rua que passou a ter sentido duplo. A chefia de gabinete da Prefeitura realizou uma pesquisa no mês de fevereiro junto aos proprietários de comércios, moradores e com pessoas que circulam pela Avenida e o resultado foi positivo. Dos pesquisados, 15% avaliaram a mudança como excelente, 16% consideraram ótima e 47% dos questionados afirmaram que a alteração foi boa para os estabelecimentos, aumentou o fluxo de clientes e fomentou as vendas.
Valderci Borgo, proprietário de uma panificadora na avenida, afirma que a alteração foi “um folego a mais em um momento de crise. A situação atual para quem tem comércio não é a ideal, mas acredito que essa mudança permitiu que alguns comércios conseguissem respirar já que aumentou a circulação da população. Eu continuo apoiando e acreditando que essa alteração colabora com todos nós comerciantes”.
Em setembro do ano passado, quando aconteceu a mudança, o objetivo era atender a uma reivindicação dos comerciantes para fortalecer o comércio local. Eles alegavam que a via em mão única muitas vezes dificultava o acesso as lojas e estacionamento. Na reunião entre representantes da Prefeitura e da Associação Comercial ficou decidido que a alteração aconteceria.
Para dar condições de circulação para os motoristas e segurança para os pedestres uma série de modificações foram feitas pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Entre as principais mudanças estão o desvio de sete linhas de ônibus que passaram a circular pela Heitor Alves Guimarães, a implantação de novos semáforos (Heitor Alves Guimarães com a Victor do Amaral/ Heitor Alves Guimarães com São Vicente), proibição de conversões a esquerda em esquinas com semáforos e a sinalização de novo sentido ao longo da avenida.
SMCS / Foto Carlos Poly