Brasil

PF deflagra 25ª fase da Lava Jato com prisão de operador de propinas da Petrobras em Portugal

Redação com Brasil 247

 

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta segunda-feira (21) a 25ª fase da Operação Lava Jato em Lisboa, em Portugal. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra Raul Schmidt Felipe Junior, investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da estatal petrolífera Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada, presos em Curitiba pela Lava Jato.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Raul Schmidt vivia em Londres, onde mantinha uma galeria de arte, e se mudou para Portugal após o início da operação. Ele estava foragido desde julho de 2015, quando foi expedida a ordem de prisão. A prisão é preventiva e não tem prazo pré-determinado para vencer.

De acordo com as investigações, ele atuava como operador financeiro no pagamento de propinas aos agentes públicos da Petrobras.  Zelada foi indicado para a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados para o cargo; ele é considerado um afilhado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara, que conduz o processo de impeachment; em sua delação, o senador Delcídio Amaral disse que o vice-presidente Michel Temer estava muito preocupado com Zelada, o que o vice nega. As informações são do site Brasil 247.

24ª fase da Lava Jato

A 24ª fase da Lava Jato, deflagrada dia 3 de março, apura se empreiteiras favoreceram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – por meio do sítio de Atibaia e do triplex no Guarujá -, o Instituto Lula e a empresa de palestras do ex-presidente, a ILS Palestras.

O ex-presidente foi alvo de mandados de condução coercitiva e busca e apreensão. Ele foi levado pela Polícia Federal para depoimento no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumpriram, ao todo, 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.