Economia

Pior primeiro trimestre na venda de carros registrado nos últimos 16 anos

As vendas de veículos leves e pesados seguem em ritmo lento em 2022. O mês de março terminou com 146,8 mil unidades emplacadas, o que representa uma queda de 22,5% na comparação com o mesmo mês de 2021. Os dados são baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Na comparação entre os primeiros trimestres, os licenciamentos de veículos novos caíram 23,2%. Com 402,8 mil unidades comercializadas, o período de janeiro a março deste ano registra o pior resultado para as montadoras desde 2006.

Os números abaixo do esperado farão a Fenabrave (associação dos revendedores) revisar as previsões para o ano. A entidade havia projetado um crescimento de 4,6% na comparação com 2021. O novo cálculo será divulgado na terça (5).

Em meio à troca de liderança, a Anfavea (associação das montadoras) deve apresentar sua revisão apenas em maio. A expectativa inicial era de uma alta de 8,5%.

O próximo presidente da entidade será Márcio de Lima Leite, que é diretor jurídico e de relações institucionais do grupo Stellantis na América do Sul. A vice-presidência será ocupada por Marina Willisch, vice-presidente de relações governamentais e comunicação da General Motors América do Sul.

A nova diretoria assume em um ano de eleições majoritárias no Brasil e em meio à guerra da Ucrânia. Esses fatores se somam à elevação da taxa Selic e afetam diretamente as vendas e a produção de veículos.

A crise no fornecimento de semicondutores persiste, e as empresas estão menos otimistas quanto à normalização esperada para o fim do ano.

Em março, a Mercedes-Benz interrompeu parte das atividades devido à escassez desses componentes eletrônicos.

Já a Caoa Chery colocou parte dos funcionários da fábrica de Jacareí (interior de São Paulo) em regime de lay-off (interrupção temporária dos contratos de trabalho). A parada, que deve durar até o início de maio, atinge 450 dos 700 trabalhadores.

Na próxima semana, a Renault fará uma interrupção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR) causada pela falta de semicondutores. A retomada está prevista para o dia 11.

No ranking de vendas, a Fiat Strada segue na frente. Segundo a consultoria Jato Dynamics, a picape compacta teve 7.567 unidades emplacadas em março.

Em segundo lugar está o Hyundai HB20 (6.908), seguido por Fiat Mobi (6.581), Volkswagen T-Cross (6.549) e Chevrolet Onix (5.421).

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.