Geral

Plataforma digital de LIBRAS começa atendimentos nesta segunda-feira (27) em serviços da Prefeitura

A partir da próxima segunda-feira (27), Araucária passa a contar com uma plataforma digital voltada a facilitar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva em diferentes serviços públicos. A plataforma  disponibiliza profissionais intérpretes da Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS), devidamente habilitados, que serão responsáveis por realizar a tradução simultânea durante o atendimento ao morador com deficiência auditiva nos serviços da Prefeitura. Inicialmente (27/11), o QR-CODE para solicitar o atendimento estará nas diferentes unidades vinculadas à Secretaria de Assistência Social, incluindo os CRAS, Centro de Convivência e os Conselhos Tutelares.

O lançamento da plataforma ocorreu nesta quinta-feira (23), em solenidade no Anfiteatro da Prefeitura. Na ocasião, a secretária de Assistência Social de Araucária (SMAS), Leonice Lara Lacerda, destacou a importância do uso da tecnologia para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência auditiva. “Precisamos ouvi-las, entendê-las para poder oferecer uma política pública de qualidade”, afirmou. Para o doutor Alexandre Ribas Paiva, da 1ª Promotoria de Justiça de Araucária, a iniciativa da Prefeitura trata-se da “concretização de um direito fundamental”, já que  a dificuldade de comunicação pode ser um entrave de acesso às política públicas.]

A diretora geral da SMAS, Susan Brepohl de Brito apresentou dados que, do fim de 2021 para os dias atuais, o número de pessoas com deficiência auditiva de Araucária inscritas no Cadastro Único subiu de 222 para 274, a maioria com mais de 65 anos. É provável a existência de muitas outras que não estão vinculadas a programas sociais e, por isso, fora dessa conta.

COMO FUNCIONA? Durante a solenidade, a empresa responsável pela plataforma realizou uma demonstração sobre o funcionamento, que é simples. O usuário do serviço público que utiliza LIBRAS pode acionar a plataforma de tradução por meio do celular do próprio usuário. Basta apontar a câmera para o QR-CODE disponível no local e clicar para iniciar o atendimento (autorizando acesso à câmera e voz). Ao encerrar o atendimento de tradução é possível avaliar esta mediação. Importante: é recomendado que o usuário anote o número do protocolo de atendimento para que, se precisar da gravação, possa solicitá-la. A pessoa surda que não contar com celular ou acesso à internet para o acesso poderá ter o apoio do profissional da estrutura da Prefeitura para isso.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), junto com a Língua Portuguesa, é registrada como língua oficial do país por meio da lei nº 10.436/2002. A comunicação em LIBRAS ocorre com gestos, expressões faciais e corporais. Uma equipe da Secretaria de Educação (SMED) prestigiou o evento e também apresentou os seus trabalhos realizados por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Área Surdez (CMAEE-S). Este Centro, no momento, atende a cerca de 50 crianças, a grande maioria com comprometimento auditivo parcial. Também faz parte desse público do CMAEE-S os estudantes que não possuem deficiência auditiva, mas que são filhos de pais surdos que fazem uso da LIBRAS em casa.

.

.

#PraTodosVerem: A imagem mostra o público no Anfiteatro da Prefeitura observando uma projeção no fundo do palco. A projeção mostra telas de transmissão ao vivo. Nela, um homem e uma mulher demonstram como é realizado o atendimento de tradução com LIBRAS e língua portuguesa.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.