ParanáPolícia

Polícia Militar forma novos 86 oficiais

Na noite de sexta-feira (11), 86 novos aspirantes da PM e do Corpo de Bombeiros concluíram uma importante etapa da carreira militar e passam ao posto de aspirante a oficial. Na solenidade, eles entregaram o espadim, arma símbolo do cadete, para receber a espada, que representa o oficialato.

A tradicional cerimônia de formatura dos alunos da turma 2015 Coronel Daniel Alves de Carvalho, do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná, aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“É um curso que exige empenho e dedicação. Esses aspirantes são novos líderes, pessoas com capacitação técnica para oferecer o melhor serviço de segurança pública. Eles, a partir de agora, serão os ponta de lança, estarão diligenciando e chefiando as equipes policiais nas ruas, reforçando o patrulhamento ostensivo em todo o Paraná”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, os novos oficiais oferecerão mais força e técnica nas ações policiais. Segundo ele, são profissionais de segurança pública que se formam nas atividades policial e bombeiro militar. “É um grupo de futuros oficiais e que tenhamos convicção de que vão nos apoiar e ajudar a renovar nossas forças e energias para cada vez oferecer um serviço de qualidade à população do Paraná”, falou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior.

O diretor de Ensino e Pesquisa da PM e coordenador de Polícia Comunitária, coronel Heraldo Régis Bório da Silva, também disse que os formandos são o futuro da corporação e por isso têm grande importância para toda a sociedade. ‘Eles serão os futuros comandantes e temos neles todo o nosso trabalho de educação, de instrução, de ensinamento. Agora vão colocar em prática tudo o que aprenderam nesses três anos aqui na Academia, e tenho certeza que serão excelentes oficiais porque tiveram uma excelente formação”.

“Esses 86 novos aspirantes levam o arcabouço de sala de aula renovado e modernizado a fim de atender a novas demandas da sociedade paranaense, harmonizando as comunidades onde irão servir”, disse a comandante da Academia tenente-coronel Karin Denise Krasinski.

Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia e aplaudiram a entrada dos aspirantes. Um dos momentos mais marcantes foi a entrega do espadim, arma que acompanha o cadete desde o primeiro ano do curso até sua formatura, e depois o recebimento da espada das mãos dos familiares. Um vídeo mostrou toda a trajetória do curso e despertou a memória dos futuros oficiais sobre a união e parceria com os colegas de farda durante os desafios enfrentados ao longo dos três anos de estudos.

Três aspirantes policiais e três bombeiros, que obtiveram destaque durante o período de curso, foram parabenizados. Também houve a passagem do estandarte da APMG entre os primeiros colocados das turmas 2015 e 2016. O cadete Daniel Cardoso, primeiro colocado da turma de 2015, entregou o estandarte da APMG ao primeiro colocado da turma 2016, cadete Frederico Ramos.

Para o aspirante Leonardo Rozwalka Vieira, o apoio dos companheiros, amigos e principalmente da família foram importantes para chegar a essa conquista. “Eu acredito que a união que nós temos entre os colegas de turma e o apoio da família foram essenciais nessa jornada. Espero colocar em prática os conhecimentos adquiridos e contribuir com a Polícia Militar e com a sociedade paranaense”, disse. A mãe dele, Eliana Daniela Rozwalka, elogiou o filho, ao afirmar que tem muito orgulho dele e acredita que ele será um grande oficial da Polícia Militar.

Estiveram presentes na solenidade além do secretário de Segurança Pública, do comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, o chefe do Estado Maior da PM, coronel Arildo Luis Dias, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Júnior, o coordenador de Polícia Comunitária e diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Heraldo Régis Bório da Silva, a comandante da APMG, tenente-coronel Karin Denise Krasinski, o chefe da Diretoria de Apoio Logístico, coronel Francisco, além de demais oficiais, comandantes da PM e do Corpo de Bombeiros, praças da corporação, representantes das Forças Armadas e autoridades civis.

 

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.