Política

Prefeito de Quitandinha é alvo de investigação pela suspeita de usar cargo para diminuir o próprio IPTU

O Ministério Público do Paraná dá início nesta segunda-feira (21) ao processo que investiga supostas irregularidades no pagamento de dívidas do prefeito de Quitandinha, José Ribeiro de Moura, conhecido como Zé Quirera, com o erário público municipal. A investigação vai apurar se há o uso da máquina pública do município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) para tentar eliminar os débitos.

O inquérito investiga se o prefeito teria usado o REFIQ (Programa de Recuperação Fiscal de Quitandinha) para reduzir débitos pessoais de IPTU e ainda se ele teria realizado o pagamento de uma condenação com um terreno considerado pela promotoria como “negócio jurídico inexistente”.

Estão previstas oitivas virtuais nesta segunda-feira (21) com o prefeito, o procurador da Prefeitura, Luis Fernando Kemp, além de um assessor jurídico e mais 8 pessoas. Os trabalhos devem ser conduzidos pela promotora Gisele Silvério da Silva.

Histórico

O processo é consequência de uma condenação de Zé Quirera quando ele foi prefeito pela primeira vez (1997 a 2000). Na época houve a nomeação de servidores de forma irregular. A ação determinou a devolução ao município, segundo uma fonte da Banda B, de aproximadamente R$ 900 mil. Além disso, existe a pendência com o município de débitos pessoais do prefeito com IPTU de 1996 a 2020.

A investigação vai apurar se há o uso da máquina pública para tentar eliminar os débitos. A promotoria vê indícios de irregularidades nas transações, já que o prefeito teria utilizado da cessão de 25% de um imóvel para quitar os débitos existentes, mas, segundo o Ministério Público, o imóvel já estaria penhorado pela condenação anterior.

Além disso, o prefeito, ainda segundo a promotoria, não é o proprietário da totalidade do imóvel, o que o MP considera como “negócio jurídico inexistente”. Atualmente várias famílias moram no local e buscam na Justiça a regularização. A área é fruto de uma ação de usucapião.

O outro lado

A Banda B procurou a Prefeitura de Quitandinha e foi informada pelo gabinete do prefeito que “não há nada a declarar neste momento”. A Banda B também encaminhou um pedido de esclarecimentos via e-mail. Dessa forma, o espaço permanece aberto para as considerações do prefeito e da defesa dele.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.