Araucária

Prefeitura de Araucária começa a pagar progressões congeladas neste mês

Como resultado de uma série de ações visando conter gastos e equilibrar as contas, o prefeito Hissam Hussein Dehaini anunciou nesta sexta-feira (20) que a Prefeitura de Araucária começa a pagar as progressões congeladas dos servidores municipais já no pagamento deste mês de outubro. Serão 4 mil processos atendidos. O acréscimo vale para todas as progressões deferidas que deveriam ter sido implantadas de 2013 a 2017.

O pagamento das progressões, que são acréscimos no salário quando se busca qualificação (cursos, graduação, especialização…), é uma reivindicação antiga dos servidores que agora será retomado. Os servidores com solicitações deferidas que entraram na Justiça para ter o pagamento também receberam junto com os demais. É preciso deixar claro que o pagamento das progressões vale de agora para frente. O pagamento dos valores não recebidos no período já citado estão sendo estudados pela Prefeitura. A maior parte dos beneficiados é do quadro do magistério.

Com esta decisão, será acrescido R$ 1,2 milhão na folha de pagamento dos servidores. A decisão só foi possível porque, com as medidas tomadas pela administração municipal, o índice da folha (divulgado em audiência pública no fim de setembro) chegou a 50,99% da receita corrente líquida; índice ligeiramente abaixo do limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3%, e que permite o pagamento das progressões. “Trabalhamos 4 meses só para pagar contas ‘herdadas’. Em 10 meses, nós colocamos a casa em dia. É uma questão de honra acertar com os servidores”, comentou o prefeito.

Desde o início do ano, a administração municipal tem revistos diversos contratos e extinguiu estruturas como a CMTC e Codar para diminuir custos. Em poucos meses, os resultados começaram a aparecer. A tarifa gratuita no transporte coletivo para todos os alunos da rede pública municipal e a tarifa domingueira (grátis) para todos moradores aos domingos são alguns exemplos de como a gestão responsável dos recursos financeiros pode melhorar a vida das pessoas. “Este pagamento das progressões agora só foi possível graças à maneira como a gente fez a gestão”, finalizou Hissam.

 

smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.