A Prefeitura de Araucária já publicou no Diário Oficial o chamamento de 99 professores docência I aprovados em concurso vigente, bem como a lista de 99 suplentes. De acordo com o que foi publicado, os convocados têm 10 dias úteis (a partir da publicação – 20/11) para se apresentar à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Subsolo do Paço Municipal de Araucária) e confirmar a aceitação do cargo, cumprindo as providências documentais solicitadas. Após este prazo, o convocado perde o direito à nomeação e outro aprovado será chamado.
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Por que chamar agora?
Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o município não pode contratar novos profissionais por estar com o índice de gasto com pessoal acima do recomendado. Mas a Prefeitura vai cumprir a decisão judicial para que haja contratação de professores garantindo a chamada dos aprovados em concurso vigente e melhorando o atendimento à população. Atendentes infantis também devem ser contratados na sequência.
A contratação é necessária para adequar a quantidade de profissionais para atender as crianças. Vale destacar que durante este período em que a Prefeitura não pôde realizar concurso para substituir servidores que pediram exoneração por diversos motivos. Até antes da decisão judicial, a Prefeitura só estava autorizada a repôr os servidores que aposentaram ou faleceram no último ano (e apenas nas áreas de Saúde, Educação e Segurança). Os professores de docência I atuam nos anos iniciais (1º a 5º) e também na Educação Infantil, uma das áreas onde a presença dos profissionais é mais necessária.
A crise financeira enfrentada pela Prefeitura de Araucária, com queda na arrecadação e aumento na folha de pagamento, fez com que o índice de gasto com pessoal ultrapassasse o limite estabelecido pela LRF obrigando o município a tomar uma série de medidas para cortar gastos. Cargos comissionados foram exonerados, horas extras foram restritas aos serviços mais essenciais e as secretarias passaram a ter que realizar seus trabalhos com menos recursos. Apesar da crise, o direcionamento foi sempre de garantir que não haja comprometimento no atendimento à população.,,
SMCS / Imagem Ilustrativa