O desenvolvimento econômico e social de uma localidade tem como um dos pontos fundamentais a oportunidade de qualificação das pessoas. Com esse objetivo, a Prefeitura de Araucária está comprometida e trabalhando para que o município possa conquistar o direito de ter um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR). E para participar do processo de seleção, a ser realizado pelo Governo Federal, a Prefeitura de Araucária já conta com um estudo técnico, realizado recentemente, em que ressalta a importância da implantação de um campus na cidade, bem como os benefícios/contrapartidas que o município já oferece e que podem facilitar a decisão sobre a instalação de um campus local do IFPR.
É preciso destacar que o desejo de ter um campus local de uma instituição como o IFPR não é de agora. A Prefeitura já vinha estudando e conversando com outros setores sobre este objetivo há alguns anos. Com a perspectiva de instalação de novos campus de instituto federal em diversas regiões do país, a Prefeitura tem se mobilizado para poder atender plenamente aos critérios de seleção que forem estabelecidos pelo Governo Federal.
O estudo da Prefeitura sobre a criação do campus no município é um passo importante para nortear ações e decisões com base na realidade local. Dois dados mostram a importância da mobilização. O primeiro é que o Paraná está “abaixo da média nacional na relação unidades [de instituto federal] por municípios”; de 661 unidades no país, apenas 26 estão no Paraná. O segundo ponto importante é que, mesmo com a “vocação do Município de Araucária voltada à indústria e um promissor ecossistema de inovação”, até hoje, o município “não conta com nenhuma instituição nos moldes do IFPR, que ofereça, de forma gratuita, cursos de graduação tecnológica e pós-graduação, formação de professores, em articulação com a pesquisa, extensão e inovação tecnológica”, justifica o estudo.
Um trunfo importante de Araucária é já contar com uma área de mais de 60 mil m² com benfeitorias e que pode, em tese, atender aos critérios para instalação do referido campus do IFPR. Trata-se do imóvel onde funcionou a antiga sede da Fundação Instituto Tecnológico Industrial (FUNDACEN), no Thomaz Coelho, região que concentra o polo industrial do município. Mas, se mesmo assim, esse local não atender aos requisitos, o município deixou registrado no estudo que está “à disposição para o oferecimento de outra área que atenda aos interesses da instituição”.
DIÁLOGO – A mobilização inclui o diálogo com diferentes setores da sociedade para que, cada um e dentro de suas atribuições, possa contribuir para essa conquista. Representantes da Prefeitura também estiveram, nesta semana, em Brasília-DF, dialogando com membros do Governo Federal sobre a importância desse campus não apenas para a cidade, mas para toda a região. A boa recepção à proposta araucariense anima o município a realizar as etapas necessárias para atingir o objetivo.
INSTITUTO FEDERAL – Os institutos federais oferecem de cursos de qualificação profissional/técnicos (ensino técnico nível médio) a cursos de nível superior e pós graduação. Por meio deles, também ocorrem ações como programas de extensão e divulgações e pesquisas científicas e tecnológicas. A definição dos cursos leva em conta a demanda e o potencial de desenvolvimento econômico e social da região.