Na sexta-feira (06), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), realizou a inauguração do novo espaço do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD). O Centro, vinculado à SMED, é referência em atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Autismo, e Transtornos de Conduta (TC). O novo local do CMAEE-TGD fica à avenida Archelau de Almeida Torres nº 1411, na mesma quadra da Escola Municipal Archelau de Almeida Torres.
O secretário municipal de Educação Henrique Rodolfo Theobald explicou que o processo para mudança do local do CMAEE-TGD começou no ano passado visando atender à constatação da grande demanda que surgia e contou com apoio do Conselho Municipal de Educação. “Tudo o que for necessário, estamos tentando realizar”, garantiu o secretário a pais, alunos e profissionais da Educação durante a inauguração. A coordenadora do Centro Marília de Fátima Cordeiro Ribeiro destacou o apoio da Prefeitura e lembrou que esta conquista é soma do esforço de muitas pessoas e há muito tempo.
Francisca Rodrigues Silva é mãe de um aluno atendido no CMAEE-TGD desde 2012. Ela conta o espaço “não tem comparação” em relação aos anteriores. “Eu não sei como seria se não tivesse o CMAEE-TGD. Hoje são mínimas as dificuldades dele. Nós [pais] precisamos do apoio que eles [profissionais do CMAEE-TGD] dão. A gente reconhece que o atendimento é muito bom”, afirmou a mãe.A cerimônia de inauguração contou com apresentação da Banda Municipal Marcial e a apresentação de pais que cantaram o “Hino do Autista”.
Referência – Desde 2011, a Prefeitura de Araucária mantém este centro educacional especializado voltado para alunos com Autismo e Transtorno de Conduta. O Centro, tido como referência para outros municípios, é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular. No CMAEE-TGD, o foco do trabalho é exclusivamente pedagógico e busca desenvolver a comunicação e interação social dos alunos. Em média, um aluno com autismo frequenta o Centro duas vezes na semana, em período de contraturno escolar. No local, os profissionais utilizam metodologias variadas que levam em conta a necessidade e o perfil do aluno. O trabalho realizado no local tem como objetivo trabalhar as sensações, a concentração e o trabalho em grupo (interação). O CMAEE-TGD atende a alunos a partir da educação infantil.
Há um ano, eram 76 alunos atendidos pelo CMAEE-TGD em período de contraturno escolar; hoje 177 inscritos. O forte aumento na procura pelo atendimento pedagógico levou a Secretaria Municipal de Educação a ampliar o número de turmas. A grande procura por inscrições no CMAEE-TGD pode ser explicada pelo diagnóstico cada vez mais precoce do TEA. Seja dentro das estruturas da Educação ou da Saúde, o trabalho de investigação tem confirmado novos casos cada vez mais cedo.
Apoio – Já na sala de aula do ensino regular, o aluno com Autismo pode contar com um profissional de apoio para lhe auxiliar na rotina escolar (mediante avaliação criteriosa da necessidade). O aumento surpreendente no número de alunos diagnosticados com autismo tem feito com que a Secretaria Municipal de Educação se empenhe ainda mais para garantir esse tipo de apoio a todos que, de fato, precisarem. Outro especto importante neste trabalho é o professor “itinerante”. Cabe a este profissional fazer o contato entre o CMAEE-TGD e a unidade escolar visando manter as duas instituições bem informadas sobre a rotina, as necessidades e o desenvolvimento de cada aluno acompanhado.
smcs