Redação

Prefeitura de Araucária mantém viva a tradição da cultura polonesa através de oficinas de Pisanka

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (SMCT) em parceria com a Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil (BRASPOL), está promovendo uma oficina, gratuita, de Pisanka (pintura em ovos) na Aldeia da Solidariedade, localizada no Parque Cachoeira. O objetivo é preservar e difundir a tradição, que é passada entre gerações de imigrantes poloneses, além de resgatar a cultura da Páscoa da comunidade polonesa da região e manter viva a cultura dos imigrantes.

A tradição da pintura de ovos, conhecida como Pisanka ou Pisanki, é de origem eslava e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. Os ovos pintados à mão são mais do que simples presentes na Páscoa dos povos eslavos, eles representam uma rica tradição cultural e simbolismo. 

A oficina é ministrada por Mariane Forbek Bilnoski e tem a participação de nove alunos, desde adolescentes até pessoas com mais de 60 anos. Isso mostra que a técnica de pintura em ovos ” Pisanka ” pode ser feita por todas as pessoas. Com paciência e um pouco de dedicação todos conseguem fazer uma Pisanka e, assim, manter viva essa tradição tão bela e antiga.

De acordo com Mariane, a técnica de pintura é feita com uma combinação de cera de abelha derretida, vela, estilete e bico de pena. Os ovos são mergulhados em uma série de banhos de tingimento com a cera sendo aplicada em áreas onde as cores anteriores devem ser preservadas. Os ovos usados para fazer as Pisanka podem ser de qualquer tipo de ave. A gema e a clara são retiradas delicadamente com uma seringa. 

Existem três categorias de desenhos: geométrico, plantas e animais. Alguns desenhos possuem um sentido religioso, como o peixe e as espigas de trigo. Fitas e faixas sem começo nem fim simbolizam a eternidade, enquanto os triângulos simbolizam trios e as estrelas representam o crescimento e a boa sorte. Os desenhos em cruzes, animais e motivos vegetais, representam coisas como o cristianismo, a juventude, a riqueza e a fertilidade. As cores também têm significados especiais, com vermelho representando amor e felicidade, verde simbolizando o crescimento das plantas e branco representando pureza.

Maria Roseli Rechetelo Schade está fazendo a oficina de  Pisanka pela primeira vez e diz que é como uma terapia. “A cabeça da gente fica vazia, pois temos que ficar bem concentrados e isso ajuda a relaxar”, comenta. Ela diz que no início é bem complicado, pois a impressão que dá é de que não vai conseguir aprender, mas a partir da segunda aula já vai começando a destravar a mente. 

A professora Mariane, explica que no início todos ficam bem apreensivos com a técnica, mas no final todos saem com, pelo menos, uma finalizada da forma correta. Ela revela que fez essa mesma  oficina há alguns anos, se destacou entre os alunos e continuou se especializando. Tempos depois, foi convidada para dar aulas e hoje dá o mesmo incentivo para seus alunos. Para Mariane, ensinar essa técnica é uma grande realização pessoal. “Tenho muito orgulho de poder ensinar e aprender com cada aluno, pois anos atrás eu estava no mesmo lugar que eles, e agora ensiná-los é algo muito especial, as aulas se tornam produtivas e gratificantes”, comenta.

Durante a oficina, os participantes aprendem as técnicas e os materiais necessários para criar as suas próprias  Pisanka, incluindo a preparação dos ovos, a aplicação da cera e a escolha das cores e dos desenhos. O curso é dividido em várias etapas, com cada participante tendo a oportunidade de criar e desenvolver o seu próprio estilo. Mariane ressalta que “cada  Pisanka é única, possui muitas cores e desenhos, e cada um tem seu significado, tornando-se um presente encantador”. A tradição da  Pisanka é muito valorizada pela comunidade polonesa, não apenas pela sua beleza estética, mas também pelo significado cultural e simbólico que representa. Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de se conectarem com essa rica tradição e de criarem algo único e pessoal. Além disso, a iniciativa da Prefeitura de Araucária é uma forma importante de preservar e manter viva a cultura dos imigrantes poloneses na região. Ao compartilhar essas tradições e ensinar as técnicas de pintura em ovos, a oficina ajuda a garantir que essas práticas sejam transmitidas para as próximas gerações e se mantenham como parte integrante da cultura local.

#Pracegover: A imagem relacionada a esta notícia mostra duas mãos bem de perto. Uma das mãos segura um pincel de Pisanka e na outra segura um ovo com pinturas geométricas em amarelo e preto. 

SCMS Araucária

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.