Araucária

Prefeitura de Araucária prepara mutirão com milhares de consultas de especialidades, exames e cirurgias

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) deve iniciar ainda em janeiro de 2019 o Ação Global, um mutirão que realizará milhares de consultas de especialidades e exames, além de diversas cirurgias. O Ação Global, que será realizado em parceria com o Instituto Vida e Saúde – instituição que administra o Hospital Municipal de Araucária (HMA), visa colocar em dia a demanda por atendimento de especialidades. A Prefeitura investirá mais de R$ 3,5 milhões ao longo de seis meses, além do valor que já repassa mensalmente para custeio do HMA.

De acordo com a SMSA, somente de consultas de especialidades estão previstas mais de 2.700 por mês. Entre as especialidades estão Oftalmologia (600/mês), Neurologia (420/mês) Cardiologia pediátrico e adulto (375/mês), Urologia feminino e masculino (285/mês), Alergologia (250/mês), Endocrinologia gestante pediátrico e adulto (200/ mês), Neurologia pediátrica (110/mês) e Ortopedia (100/mês). Mastologia, Reumatologia, Angiologia Vascular, Hematologia, Gastroenterologia pediátrico e adulto, Ginecologia (incluindo laqueadura e infertilidade), Nefrologia, Pneumologia, Proctologia completam a lista de especialidades que serão atendidas com consultas neste momento.

Quanto aos exames, estão previstos 56 tipos. Entre eles: Mamografia bilateral para rastreamento (508/mês), diversos tipos de Ecografia (entre elas, a com punção para coleta de material para biopsia de mama – 320/mês; abdômen total – 150/mês; aparelho urinário – 150/mês; transvaginal – 150/mês), Ultrassonografia mamária bilateral (150/mês), Eletrocardiogramas (até 12 anos e também para adulto) e três tipos de Endoscopia (digestiva alta, perioral com laringoscopia/traqueostocopia e perioral nasofibroscopia). Da parte das cirurgias, estão previstos procedimentos nas áreas de Otorrinolaringologia, Vitrectomia, Urologia, Ortopedia, Vascular, Ginecologia, cirurgias com uso de vídeo, entre outras.

Contato – Os beneficiados do mutirão serão pessoas que já aguardam por atendimento. Elas serão comunicadas conforme os dados cadastrados na unidade de saúde mais próxima da residência. É recomendado que as pessoas que aguardam por exames, cirurgias e consultas de especialidades que entrem em contato com a unidade básica de saúde para verificar se as informações (incluindo de contato) estão atualizadas.

Outro detalhe importante é quanto a comparecer ao atendimento agendado. A ausência sem qualquer justificativa prévia acaba dificultando o andamento da Ação Global. O ideal é que ninguém falte para que o objetivo do mutirão seja completamente cumprido.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.