Araucária

Prefeitura de Araucária presta apoio a famílias atingidas pelas chuvas desta terça-feira (02)

Equipes da Prefeitura estão envolvidas em um trabalho de apoio a famílias que foram atingidas pelas chuvas da tarde e noite desta terça-feira (02). Em 1h30 (17h às 18h30), a estação do Simepar, no Capela Velha, região com maior número de famílias atingidas, registrou 43,6 mm de chuva. Como comparação, no Centro da cidade, ao longo de quase 2 horas (17h10 às 19h), foram registrados 30,4 mm de chuva. Até o momento, 3.440 pessoas são consideradas afetadas pelas chuvas de alguma maneira; 02 delas ficaram desalojadas e foram para casa de parentes. Esse número de pessoas afetadas foi levantado após contato com associações de moradores e atendimento realizado pela equipe da Defesa Civil e Guarda Municipal. Equipes de Assistência Social estão avaliando a situação das famílias.

Parte dessa grande região mais atingida pelas chuvas, que inclui o Capela Velha, é de localidades com histórico de alagamento. Localidades do Boqueirão e Campina da Barra também foram atingidas. Desde a noite desta terça, a Defesa Civil tem orientado que os moradores atingidos podem buscar apoio no CRAS mais próximo, onde a situação de cada família é verificada. Outras ações da Prefeitura podem ser definidas a partir da avaliação de cada caso 

Até o momento não há informações, por exemplo, de deslizamento; apenas de alagamentos em alguns pontos e enxurradas. É importante destacar que solicitações de salvamento são realizadas pelos Bombeiros (telefone 193) e que, as informações mais atuais, mostram que houve duas solicitações de pessoas ilhadas, mas que acabaram saindo por conta. Já a Defesa Civil de Araucária pode ser acionada pelo telefone 153 (24 horas) ou via (41)39015200 (Secretaria de Segurança Pública – horário comercial).

AÇÃO – Sobre o desassoreamento do rio na região do Jardim Israelense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) informou que a máquina para fazer o serviço já chegou. A SMMA lembrou também que o serviço já foi realizado anteriormente pela Prefeitura. No entanto, convém lembrar que é uma responsabilidade direta da proprietária do terreno (em fase de regularização fundiária). A SMMA ainda destacou a necessidade de uma limpeza geral no local, que inclui coleta de móveis e outros objetos descartados. Sobre a coleta de lixo, por exemplo, devido a especificidades locais, há trechos em que os caminhões não conseguem entrar.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.