
Equipes da Prefeitura estão envolvidas em um trabalho de apoio a famílias que foram atingidas pelas chuvas da tarde e noite desta terça-feira (02). Em 1h30 (17h às 18h30), a estação do Simepar, no Capela Velha, região com maior número de famílias atingidas, registrou 43,6 mm de chuva. Como comparação, no Centro da cidade, ao longo de quase 2 horas (17h10 às 19h), foram registrados 30,4 mm de chuva. Até o momento, 3.440 pessoas são consideradas afetadas pelas chuvas de alguma maneira; 02 delas ficaram desalojadas e foram para casa de parentes. Esse número de pessoas afetadas foi levantado após contato com associações de moradores e atendimento realizado pela equipe da Defesa Civil e Guarda Municipal. Equipes de Assistência Social estão avaliando a situação das famílias.
Parte dessa grande região mais atingida pelas chuvas, que inclui o Capela Velha, é de localidades com histórico de alagamento. Localidades do Boqueirão e Campina da Barra também foram atingidas. Desde a noite desta terça, a Defesa Civil tem orientado que os moradores atingidos podem buscar apoio no CRAS mais próximo, onde a situação de cada família é verificada. Outras ações da Prefeitura podem ser definidas a partir da avaliação de cada caso
Até o momento não há informações, por exemplo, de deslizamento; apenas de alagamentos em alguns pontos e enxurradas. É importante destacar que solicitações de salvamento são realizadas pelos Bombeiros (telefone 193) e que, as informações mais atuais, mostram que houve duas solicitações de pessoas ilhadas, mas que acabaram saindo por conta. Já a Defesa Civil de Araucária pode ser acionada pelo telefone 153 (24 horas) ou via (41)39015200 (Secretaria de Segurança Pública – horário comercial).
AÇÃO – Sobre o desassoreamento do rio na região do Jardim Israelense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) informou que a máquina para fazer o serviço já chegou. A SMMA lembrou também que o serviço já foi realizado anteriormente pela Prefeitura. No entanto, convém lembrar que é uma responsabilidade direta da proprietária do terreno (em fase de regularização fundiária). A SMMA ainda destacou a necessidade de uma limpeza geral no local, que inclui coleta de móveis e outros objetos descartados. Sobre a coleta de lixo, por exemplo, devido a especificidades locais, há trechos em que os caminhões não conseguem entrar.