Araucária

Prefeitura de Araucária recebe pauta de reivindicações de sindicatos

45_reuniao_sindicatos1Em um encontro na manhã desta terça-feira (24), representantes de sindicatos vinculados aos servidores municipais de Araucária entregaram uma pauta de reivindicações à Prefeitura. Os representantes foram recebidos pelos secretários de Gestão de Pessoas Rodrigo Maistrovicz Lichtenfels e de Educação Janete Maria Miotto Schiontek.

O secretário de Gestão de Pessoas explicou que a administração irá estudar item a item do documento, levando em conta a questão orçamentária, financeira e legal das reivindicações. Já a secretária de Educação lembrou que para dar um posicionamento é preciso ter os dados atuais referentes, por exemplo, ao comportamento da receita do município. Esse trabalho envolve a colaboração de servidores das Secretarias de Finanças e Planejamento e deve levar alguns dias; trabalho árduo de tentar prever um cenário [daqui pra frente] perante a crise que vivemos.

Uma nova data será marcada em abril para que as discussões se aprofundem. Não é de hoje que a administração municipal vem recebendo representantes de sindicatos e servidores para debater sobre temas de interesse dos funcionários. A Prefeitura sempre tem deixado claro a intenção de atender a muitas demandas dos servidores, mas dentro da responsabilidade financeira e legal.

Com o índice da folha de pagamento atualmente acima do limite prudencial (51,3%), a Prefeitura fica legalmente [e temporariamente] impedida de conceder algumas vantagens aos servidores. Se antes era apenas a queda na arrecadação diretamente relacionada ao município que acendeu o ‘sinal vermelho’ da crise, hoje, a situação financeira do estado e do país já apontam como colaboradores para que as receitas diminuam ainda mais.

Do ponto de vista econômico, a situação não é tão positiva, mas é preciso deixar claro que, ao contrário de muitos locais Brasil afora, os salários, triênios e quinquênios dos servidores estão sendo pagos rigorosamente em dia. O salário dos servidores, aliás, é tratado como prioridade frente a outras despesas do município.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.