Curitiba

Prefeitura de Curitiba começa capacitação de equipe do projeto Bairro Novo do Caximba

A Prefeitura de Curitiba começou nesta segunda-feira (25) a capacitação dos técnicos contratados para trabalhar exclusivamente no projeto Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. Participaram assistentes sociais, arquiteta, gestor ambiental, auxiliares administrativos, auxiliar de serviços gerais e motorista. Os profissionais vão trabalhar no Escritório Local do Caximba (ELO), equipamento que será inaugurado no próximo dia 9 de novembro.

A maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba conta com € 47,6 milhões (euros) em investimentos obtidos em parceria da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com a Prefeitura de Curitiba. O projeto vai garantir atendimento direto para 1,7 mil famílias da Vila 29 de Outubro, com a construção de 1.147 novas moradias, completa infraestrutura, regularização fundiária, um dique para contenção de cheias e a implantação de um parque linear nas margens do Rio Barigui. A contratação de equipe exclusiva para atuar no projeto é uma das exigências da Agência Francesa de Desenvolvimento. A capacitação acontece em cinco módulos, com encerramento no dia 3 de novembro.

Nesta segunda-feira, os novos contratados assistiram pela manhã a apresentação do projeto no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). No período da tarde, conheceram as atribuições da Unidade Técnico Administrativo de Gerenciamento (Utag), área responsável pela articulação entre os órgãos municipais para o atendimento às exigências contratuais do financiamento internacional.

“É um projeto desafiador em virtude de sua complexidade. Diversas secretarias, em especial o Ippuc e a Cohab, estão há mais de quatro anos trabalhando todos os dias com assuntos relacionados ao Bairro Novo do Caximba”, destacou o coordenador de projetos do Ippuc, Mauro Magnabosco.

Desde o início

A jovem Gleiciane Sprada, de 19 anos, foi contratada para trabalhar como auxiliar administrativo no ELO. Ela foi moradora da Vila 29 de Outubro de 2016 a 2019. Participou das primeiras ações da Prefeitura no local, logo que o prefeito Rafael Greca assumiu a Prefeitura, em 2017.

Ela lembra da primeira reunião com a equipe da Cohab, realizada no Cras Caximba em 2017. Participou com a mãe, como integrantes da comunidade. Por questões familiares, hoje elas residem no Moradias Rio Bonito, no Tatuquara, mas a ligação com o projeto continuará agora de maneira profissional.

Gleiciane participou de todos os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura em 2017. “Participei do projeto Mobiliza, para obtenção do primeiro emprego, depois fui encaminhada pela FAS para fazer curso de auxiliar administrativo no Senai e consegui uma colocação como menor aprendiz em uma empresa”, conta.

A expectativa em estar agora do outro lado é uma sensação nova para a jovem, uma mistura de orgulho e alegria. “Eu vi o projeto nascer, acompanhei as equipes fazendo o cadastramento das famílias. Ter conquistado esta vaga é algo que parecia muito distante, mas sempre persisti. É gratificante ser parte da equipe que vai fazer tudo sair do papel”, destaca Gleiciane.

“Quero colocar em prática o que aprendi. Sou a prova de que é sim possível conquistar um bom serviço por meio de projetos sociais. Sou muito grata à Prefeitura pela oportunidade de trabalhar em um projeto tão importante para a cidade”, afirma.

Programação

Nos dias 26, 27 e 28 o treinamento acontece no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com foco no plano de reassentamento, cronograma de ações das diferentes secretarias envolvidas e instrumentais técnicos a serem utilizados durante a execução. Na sexta-feira (29), as equipes participarão de uma visita à Vila 29 de Outubro, exatamente na data que dá nome ao local. A ação funcionará como um reconhecimento do território e primeiro contato com a comunidade local. Os profissionais também conhecerão o Escritório Local do Caximba (ELO), equipamento que funcionará como um plantão permanente para atendimento aos moradores locais. O imóvel de 260 metros quadrados terá estrutura para atender diariamente as demandas da comunidade, sanar dúvidas do projeto, oferecer cursos de capacitação aos moradores, entre outras atividades de suporte social.

“Será um canal direto entre o poder público e a comunidade beneficiada pelo projeto”, explica a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi.

Participaram da abertura da capacitação o administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz, o diretor técnico da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mauro Kugler, a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi, além de técnicos do Ippuc, da Cohab e da Utag.

SCMS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.