Na manhã desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inaugurou o novo espaço do Serviço de Atenção em Saúde Mental a Criança e ao Adolescente (Secria). O Secria foi implantado no município há um ano e é mantido com recursos próprios da Prefeitura. No momento, são cerca de 150 crianças e adolescentes acompanhados em atendimento que também envolve as famílias. O serviço atende a casos mais complexos encaminhados pelas unidades básicas de saúde.
Durante a inauguração do novo espaço, que fica à rua Alfredo Parodi (próximo ao Paço Municipal), o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto de Andrade, destacou que o Secria é “esforço do trabalho de muita gente” que não mediu esforços para esta realização. Coordenadora do serviço, a psicóloga Karlla Beatriz Wiezzer comentou sobre o trabalho de atenção psicossocial e que, com o novo espaço será possível ter atenção mais qualificada, espaços mais confortáveis e adequados para atividades em grupo.
O atendimento do Secria abrange situações muito diversas. Entre elas, casos de uso de substâncias psicoativas, transtorno de comportamento e autismo. Novos profissionais também estão sendo integrados à equipe para ampliar o atendimento.
Integrado – Segundo a coordenadora do serviço, o “Secria só existe porque houve amadurecimento da Rede de Proteção que permite este trabalho”. A Rede de Proteção de Araucária é um importante trabalho integrado que envolve representantes de áreas como Saúde, Educação, Conselho Tutelar, Assistência Social e Ministério Público em prol de crianças e adolescentes, mulheres, idosos e outros grupos. Representando o Ministério Público, o promotor David Kerber de Aguiar prestigiou a inauguração e mostrou-se feliz por “entrar em um serviço público e ver dignidade”, em ter a “sensação de cuidado da pessoa”.
Prefeitura de Araucária- 17/12/2018