Redação

Prefeitura rescinde contrato de gestão do Hospital Municipal de Araucária sem prejuízo no atendimento

A Prefeitura de Araucária informou, nesta quarta-feira (10), a rescisão unilateral do contrato de gestão do Hospital Municipal de Araucária (HMA) com o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS). A decisão foi formalizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) após a constatação de uma série de descumprimentos contratuais ao longo dos sete meses em que a instituição esteve à frente da gestão hospitalar.

De acordo com a SMSA, a medida foi tomada com base em registros da Comissão de Fiscalização e em relatórios técnicos que apontaram irregularidades recorrentes, como inadimplência com fornecedores e profissionais, metas quantitativas e qualitativas não alcançadas, o que resultou em glosas e multas, além da reprovação de contas apresentadas pela gestora.

Outro fator determinante para a decisão foi o Indicativo de Interdição Ética emitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) em 12 de novembro. O documento apontou ao menos 27 irregularidades no HMA, incluindo escalas médicas incompletas, falta de insumos e de equipamentos essenciais. Na ocasião, o CRM concedeu prazo de 90 dias para a regularização da situação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Renata Knopik Botogoski, o município cumpriu integralmente suas obrigações contratuais e realizou diversas notificações prévias à gestora, concedendo prazos para a correção das falhas. “As irregularidades persistiram e, em muitos casos, se agravaram. A rescisão não foi a primeira alternativa, mas tornou-se necessária para garantir segurança, qualidade e continuidade do atendimento à população”, afirmou.

Continuidade dos serviços

Com a notificação da rescisão, o IDEAS tem cinco dias úteis para apresentar manifestação formal. Após esse prazo, a Secretaria de Saúde irá analisar o conteúdo apresentado e definir as medidas administrativas necessárias para assegurar a continuidade dos serviços prestados.

A Prefeitura reforça que o atendimento no Hospital Municipal de Araucária seguirá normalmente. Equipes técnicas da Secretaria de Saúde estão mobilizadas para conduzir uma transição organizada, segura e transparente, garantindo a assistência aos pacientes, familiares e colaboradores da unidade.

Investimentos e reestruturação

Paralelamente, o município anunciou um investimento de R$ 12 milhões para a aquisição de novos equipamentos hospitalares, o maior aporte em insumos desde a inauguração do HMA. O processo de licitação foi lançado recentemente, com abertura prevista para o dia 18, às 9h. A entrega dos equipamentos deve ocorrer até o fim do primeiro trimestre de 2026.

Os recursos, viabilizados com apoio do Governo do Estado e articulação do deputado federal Fernando Giacobo, serão destinados à compra de equipamentos como raio-x digital móvel e fixo, mesas cirúrgicas, torres de videolaparoscopia, aparelhos de ultrassom, além de itens para ampliar o conforto e a segurança dos pacientes, como camas hospitalares elétricas, berços, cadeiras de rodas, incubadoras neonatais, monitores multiparâmetros e carrinhos de emergência.

A secretária municipal de Saúde destacou que, com os novos equipamentos, uma nova gestão e intervenções estruturais previstas, como a reforma do telhado, o Hospital Municipal de Araucária terá condições de oferecer um atendimento mais qualificado e digno à população.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.