Araucária

Prestação de contas mostra que Araucária investiu R$ 39 milhões em saúde

Coordenadores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) apresentaram os dados da pasta referentes às ações, receitas e despesas do 1º  quadrimestre de 2017, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira (31). Representantes de Conselhos Municipais, usuários, secretários e vereadores acompanharam a explanação.

Os quadros de contabilidade mostram que a Prefeitura cumpriu com a obrigação legal de destinar no mínimo 15% das receitas municipais para o setor de saúde, com R$ 39.513.197,55 de despesas liquidadas no período, o equivalente a 17,09% do montante.

A quantidade de pacientes atendidos no período em toda a rede municipal impressiona. Apenas nas duas unidades de Pronto Atendimento (Infantil e Adulto) foram mais de 130 mil serviços e atendimentos prestados nesse primeiro quadrimestre. Nas unidades básicas de saúde urbanas e rurais foram realizados cerca de 250 mil atendimentos.

Todos estes atendimentos, encaminhamentos, procedimentos, consultas e exames, foram realizados em uma época de reorganização da rede municipal, o que deverá trazer resultados mais expressivos nos próximos meses. O esforço tem sido para reorganizar a assistência farmacêutica municipal, o sistema da urgência e emergência, atenção básica, especialidades médicas e exames.

Alguns indícios das reestruturações iniciadas já apontam para maior eficácia nas produções do Hospital Municipal de Araucária, que mais que dobrou o número de cirurgias realizadas de janeiro a abril, passando de 103 para 246 nos meses citados. As consultas ambulatoriais do HMA triplicaram, saltaram de 318 para 1020.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.