
Para auxiliar no planejamento da política de desenvolvimento e expansão urbana, estão programadas algumas audiências públicas para debater quais mudanças podem ser feitas no Plano Diretor do município assim como oficinas comunitárias para identificar como a população vê seu bairro e propostas de como melhorá-lo. A primeira de Araucária deste ano, referente a fase de mobilização popular, acontecerá na Câmara Municipal, na quarta-feira, às 18h30.
O Plano Diretor orienta o desenvolvimento e expansão da cidade para que ela possa crescer de maneira ordenada. Dele resultam propostas e diretrizes definidas a curto, médio e longo prazo em busca da melhoria da qualidade de vida do cidadão. As ações previstas podem incluir aspectos urbanísticos da cidade, como propor alteração de zoneamentos, assim como diretrizes viárias e de mobilidade, abertura de novas avenidas, alargamentos viários e revitalização de áreas antigas do município, por exemplo.
A participação popular nas audiências e debates públicos são uma forma democrática de gestão, de modo a possibilitar a análise e reconsideração dos fatos por meio da manifestação dos interesses envolvidos. O plano deve ter como objetivo distribuir os riscos e benefícios da urbanização, induzindo um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
SMCS