Paraná

Procon-PR alerta consumidores para o golpe do cartão trocado; confira dicas

O Procon-PR está alertando consumidores sobre o novo golpe do cartão trocado. Na modalidade, os golpistas confundem a vítima para conseguir ficar com o cartão dela, sem que a ação seja percebida.

De acordo com a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, um consumidor registrou o caso após ser enganado na saída de um show. Ele só percebeu a troca no dia seguinte.

“Ele deu o seu cartão para efetuar o pagamento, colocou o cartão na máquina e o vendedor disse: a senha não está passando. Tentou novamente e não deu. Veio uma outra pessoa que falou: espera que vou trocar a máquina. Ele colocou o cartão na outra máquina e a senha não passou. O consumidor estava com dinheiro, efetuou o pagamento e pegou o cartão. Mas, quando devolveram o cartão não era o dele, era outro. O cartão do consumidor ficou com esses golpistas, que fizeram uma limpa na conta e compras pela internet”, detalhou Silvano.

A diretora do Procon reforça que é importante que o consumidor não entregue o cartão na hora do pagamento. Ele deve inseri-lo na máquina e retirá-lo, sem dar brecha para a substituição, se ainda não tiver o recurso da aproximação.

“Todo cuidado é pouco. Vai pagar com cartão? Verifique se na devolução o cartão é realmente o seu, pegue o tíquete que sai da máquina e confira se o valor acordado é o que foi acordado”, orienta.

O comprovante emitido pela máquina de cartão é uma maneira de possibilitar posteriores reclamações, não apenas em caso de golpes.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.