
O Procon-PR está alertando consumidores sobre o novo golpe do cartão trocado. Na modalidade, os golpistas confundem a vítima para conseguir ficar com o cartão dela, sem que a ação seja percebida.
De acordo com a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, um consumidor registrou o caso após ser enganado na saída de um show. Ele só percebeu a troca no dia seguinte.
“Ele deu o seu cartão para efetuar o pagamento, colocou o cartão na máquina e o vendedor disse: a senha não está passando. Tentou novamente e não deu. Veio uma outra pessoa que falou: espera que vou trocar a máquina. Ele colocou o cartão na outra máquina e a senha não passou. O consumidor estava com dinheiro, efetuou o pagamento e pegou o cartão. Mas, quando devolveram o cartão não era o dele, era outro. O cartão do consumidor ficou com esses golpistas, que fizeram uma limpa na conta e compras pela internet”, detalhou Silvano.
A diretora do Procon reforça que é importante que o consumidor não entregue o cartão na hora do pagamento. Ele deve inseri-lo na máquina e retirá-lo, sem dar brecha para a substituição, se ainda não tiver o recurso da aproximação.
“Todo cuidado é pouco. Vai pagar com cartão? Verifique se na devolução o cartão é realmente o seu, pegue o tíquete que sai da máquina e confira se o valor acordado é o que foi acordado”, orienta.
O comprovante emitido pela máquina de cartão é uma maneira de possibilitar posteriores reclamações, não apenas em caso de golpes.
Banda B