Araucária

Projeto Aula Vaga aborda desafios enfrentados pelas mulheres

52_aula_vaga1Participantes do Profissão Cidadão tiveram uma noite diferente na quinta-feira (26). Eles participaram do projeto Aula Vaga, da Secretaria Municipal de Segurança, um programa com perguntas e respostas com entrevistados. O tema em discussão era sobre desafios que a mulher pode enfrentar no dia a dia em virtude da questão de gênero. A banda Vangora animou o encontro.

A pedagoga do Profissão Cidadão pediu para que os alunos elaborassem perguntas previamente sobre o tema a ser debatido e algumas dúvidas foram filmadas para passar no telão durante o Aula Vaga. Camila Maldonado de Freitas, de 18 anos, cursa mecânica básica e quis saber o que poderia ser feito para que a Lei Maria da Penha fosse mais eficaz. A estudante conta que conhece uma vítima de violência e acha importante o debate. “É bom saber a opinião do outro e expressar um pouco da nossa vivência com relação a esse assunto. Ainda mais considerando que nosso curso é predominantemente composto por homens”, relata.

Como a luta por igualdade entre gêneros envolve homens e mulheres, os entrevistados do Aula Vaga não foram só mulheres, não. Os professores Fábio Kravetz e Eduardo Komski fizeram companhia às convidadas Ângela Paulino e Jacheline Fabiani. As perguntas abordaram preconceito, legislação, machismo, contribuição da mulher na propagação da cultura machista, mercado de trabalho e agressões.

Os profissionais do Departamento de Ação e Prevenção incentivaram a troca de papéis e perguntaram aos garotos presentes como eles agiriam em determinadas situações se fossem mulheres. E colocando-se na situação do outro, muitos conseguiram perceber detalhes implícitos nessa diferenciação que ainda pode existir em determinados momentos.

O guarda municipal Leoni diz que o primeiro passo para a ação nesse sentido é a reflexão. “Nosso objetivo é que eles possam perceber o que pode ser mudado e como isso pode acontecer. A nossa expectativa é que eles tentem colocar em prática depois, transformando essa ideia em ação”, finaliza.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.