Participantes do Profissão Cidadão tiveram uma noite diferente na quinta-feira (26). Eles participaram do projeto Aula Vaga, da Secretaria Municipal de Segurança, um programa com perguntas e respostas com entrevistados. O tema em discussão era sobre desafios que a mulher pode enfrentar no dia a dia em virtude da questão de gênero. A banda Vangora animou o encontro.
A pedagoga do Profissão Cidadão pediu para que os alunos elaborassem perguntas previamente sobre o tema a ser debatido e algumas dúvidas foram filmadas para passar no telão durante o Aula Vaga. Camila Maldonado de Freitas, de 18 anos, cursa mecânica básica e quis saber o que poderia ser feito para que a Lei Maria da Penha fosse mais eficaz. A estudante conta que conhece uma vítima de violência e acha importante o debate. “É bom saber a opinião do outro e expressar um pouco da nossa vivência com relação a esse assunto. Ainda mais considerando que nosso curso é predominantemente composto por homens”, relata.
Como a luta por igualdade entre gêneros envolve homens e mulheres, os entrevistados do Aula Vaga não foram só mulheres, não. Os professores Fábio Kravetz e Eduardo Komski fizeram companhia às convidadas Ângela Paulino e Jacheline Fabiani. As perguntas abordaram preconceito, legislação, machismo, contribuição da mulher na propagação da cultura machista, mercado de trabalho e agressões.
Os profissionais do Departamento de Ação e Prevenção incentivaram a troca de papéis e perguntaram aos garotos presentes como eles agiriam em determinadas situações se fossem mulheres. E colocando-se na situação do outro, muitos conseguiram perceber detalhes implícitos nessa diferenciação que ainda pode existir em determinados momentos.
O guarda municipal Leoni diz que o primeiro passo para a ação nesse sentido é a reflexão. “Nosso objetivo é que eles possam perceber o que pode ser mudado e como isso pode acontecer. A nossa expectativa é que eles tentem colocar em prática depois, transformando essa ideia em ação”, finaliza.