Paraná

Projeto de lei pode dar prioridade para doadores de sangue em bancos e comércios

Os doadores de sangue já têm direito a pagar meia-entrada para eventos na capital paranaense. Além disso, um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba propõe que os “doadores de carteirinha”, ou seja, que tenham o Certificado de Doador Fidelizado de Sangue, também tenham atendimento preferencial e prioritário em estabelecimentos comerciais e bancários da cidade. A ideia é estimular a doação de sangue, pois “o volume de doações ainda não é o ideal”, conforme o texto da proposta.

De acordo com o projeto do vereador Oscalino do Povo (Pode), os doadores terão preferência e prioridade em filas comuns, além da adoção de medidas que promovam agilidade ao atendimento e prestação de serviços, incluindo-se os serviços bancários, mesmo que o doador não seja cliente da agência bancária.

Para ter acesso aos benefícios previstos no projeto, será necessário ter um Certificado de Doador Fidelizado, documento regulamentado pela resolução 329/2009 da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. O certificado é concedido somente após a terceira doação, para aqueles que realizarem, no mínimo, três doações em um período de 12 meses. “A doação de sangue, além de ser um ato voluntário e de cidadania, é algo extremamente necessário e de grande valia para a sociedade, uma vez que é imprescindível a disponibilidade de estoques de sangue para a realização de cirurgias e transfusões”, finaliza o vereador.

 

Massa News – 06/11/2018

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.