
Os doadores de sangue já têm direito a pagar meia-entrada para eventos na capital paranaense. Além disso, um projeto de lei que está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba propõe que os “doadores de carteirinha”, ou seja, que tenham o Certificado de Doador Fidelizado de Sangue, também tenham atendimento preferencial e prioritário em estabelecimentos comerciais e bancários da cidade. A ideia é estimular a doação de sangue, pois “o volume de doações ainda não é o ideal”, conforme o texto da proposta.
De acordo com o projeto do vereador Oscalino do Povo (Pode), os doadores terão preferência e prioridade em filas comuns, além da adoção de medidas que promovam agilidade ao atendimento e prestação de serviços, incluindo-se os serviços bancários, mesmo que o doador não seja cliente da agência bancária.
Para ter acesso aos benefícios previstos no projeto, será necessário ter um Certificado de Doador Fidelizado, documento regulamentado pela resolução 329/2009 da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná. O certificado é concedido somente após a terceira doação, para aqueles que realizarem, no mínimo, três doações em um período de 12 meses. “A doação de sangue, além de ser um ato voluntário e de cidadania, é algo extremamente necessário e de grande valia para a sociedade, uma vez que é imprescindível a disponibilidade de estoques de sangue para a realização de cirurgias e transfusões”, finaliza o vereador.
Massa News – 06/11/2018