Idealizadores e integrantes do projeto Orquestra Emoção e Sensação Musical estiveram no Paço Municipal na manhã de hoje (06) para apresentar o seu trabalho e buscar patrocinadores. Com o apoio da Prefeitura, o projeto, por meio da Lei de Incentivo a Cultura Federal – Lei Rouanet, pretende criar uma Orquestra de Cordas em Araucária. A intenção é atender 120 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social em cursos de violino, viola, violoncelo, Educação Musical e Apreciação Musical. As oficinas serão semanais e terão duração de dez meses.
No momento, a Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento (CODAR) estão ajudando a abrir portas com os empresários do município para divulgar o projeto e captar recursos. Quando o projeto estiver em andamento, o apoio virá com infraestrutura (salas para aulas e ensaios, por exemplo), pessoal e deslocamento de alunos para eventos que possam surgir durante o projeto, como concertos, apresentações e palestras. “Abracem o projeto e ajudem, porque as crianças do município têm muito a ganhar”, disse aos presentes a secretária de Cultura e Turismo, Irene Olbre Zanon.
O diretor do projeto, Ben Hur Cionek, comentou que as empresas que se tornarem parceiras terão seu investimento deduzido pela isenção no fisco (até 4% do imposto devido) e suas logomarcas impressas nos materiais de divulgação. Ele falou ainda de uma contrapartida de sustentabilidade do projeto. “A ideia é plantar uma araucária para cada participante envolvido, seja profissional, aluno ou empresa parceira, e que isto sirva como o símbolo de uma semente que está sendo plantada e que um dia irá crescer”, disse.
SMCS / Foto Carlos Poly