Araucária

Projeto Queijarias de Araucária regulariza e valoriza mulheres agricultoras

Desde abril deste ano, a Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), iniciou o Projeto Queijarias de Araucária. Trata-se de um programa que tem o objetivo de regularizar a venda de produtos fabricados, em sua grande maioria, por mulheres do município. O principal produto artesanal é o queijo, porém há outros como nata, manteiga, requeijão e doce de leite que impressionam pelo sabor e tradição.

Atualmente o Projeto conta com seis integrantes que seguem as receitas de suas famílias ou as próprias desenvolvidas e desta forma fazem sucesso na localidade em que vivem. A partir da regularização oferecida, as produtoras poderão comercializar seus produtos em feiras do município (como, por exemplo, a Feira Sabores das Colônias e a Feira do Peixe), além da venda em suas propriedades, integrando ainda circuitos turísticos de Araucária. “Estamos trabalhando para que a venda se amplie em todo o Estado e também para o todo o país. Isso será possível através do selo Arte”, disse Renata Kubaski de Araújo, veterinária que atua no Departamento de Abastecimento da SMAG.

O Projeto Queijarias de Araucária conta com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Com as parcerias, as produtoras podem realizar cursos de capacitação, como o de Boas Práticas de Fabricação, pasteurização, cloração da água, entre outros. O SENAR, que faz parte do sistema FAEP, colabora com os cursos de Capacitação em Boas Práticas Agropecuárias, que acontece em Castro, ensinando todo o manejo pra melhorar a produção de leite. “Levamos as produtoras a outros municípios para trocar informações com outros queijeiros. Com isso, se aprende muito e todos são muito receptivos”, comentou a veterinária. Além destes cursos, a própria SMAG oferece capacitações quanto ao controle do rebanho, sanidade animal, boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação.

A venda de laticínios hoje representa parte significativa, e em alguns casos até exclusiva, de renda das famílias. Araucária está seguindo uma tendência que é da produção dos queijos artesanais, produto que vem sendo supervalorizado no Brasil. Para se ter ideia, o Paraná já coleciona premiações na área e, para acompanhar este mercado, nosso município iniciou este Projeto que vem realizando as melhorias e adequações necessárias junto às queijarias, com a análise da saúde dos animais, controle da qualidade da água, instalações, etc. A partir de agora, as produtoras poderão ampliar suas vendas, disponibilizando produtos certificados, sem que suas características sejam alteradas.

“O lançamento do projeto será na Feira Sabores das Colônias, que acontecerá no Parque Cachoeira entre os dias 01 e 04 de dezembro deste ano. A SMAD, junto às queijeiras, estão hoje na fase de adequação e rotulagem”, esclareceu Renata. Até então, estavam sendo executadas as etapas de segurança, inspeção e registro dos produtos.

A produtora Cristina Patyk e o marido Luiz Carlos Patyk trabalham com queijos há cerca de 20 anos em Araucária. Nas últimas duas décadas as receitas vêm sendo aprimoradas e hoje a família produz em média 20 unidades por dia, intercalando com outros itens derivados. “Contamos hoje com 7 animais da raça Jersey que produzem, em média, 60 litros de leite diariamente”, explicaram. Cristina e Luiz Carlos comentaram que também que estão animados para as feiras que devem participar a partir de agora e que ficam satisfeitos em saber que seus clientes apreciam os produtos coloniais.

COMO REGULARIZAR SEU NEGÓCIO?

Interessados em fazer parte do Projeto Queijarias de Araucária devem procurar a SMAG e solicitar uma visita na propriedade. Inicialmente, a visita é orientativa, onde é pontuado o que se pode melhorar e adequações que devem ser feitas. Depois das adaptações realizadas, há nova visita e orientações, o produto é submetido a testes de qualidade e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) então fiscaliza e certifica os produtos.

A Secretaria Municipal de Agricultura fica na rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, 67, no bairro Porto das Laranjeiras. O telefone para contato é o 3614-7530.

CAPACITAÇÕES

A próxima capacitação será realizada nos dias 09 e 10 de novembro e será uma parceria entre a Prefeitura e o SENAR. Serão dois dias de curso, onde os participantes aprenderão a fazer outros tipos de queijos e doce de leite.

O curso será voltado às integrantes do Projeto Queijarias de Araucária e também haverá outras vagas a interessados. Para mais informações e inscrições, entre em contato com a SMAG.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.