Por Andressa Kasecker / Araucária no Ar
Qual será o valor da família¿ Você já parou para refletir sobre isto¿ Em diversas situações do dia a dia nos deparamos nas ruas, nas conversas e nos jornais com pessoas que nos fazem pensar sobre como se forma um indivíduo, da onde vem sua maneira de pensar, e por que agem de maneiras muitas vezes surpreendentes.
A instituição familiar é básica na constituição do indivíduo, afinal de contas é dentro de casa que a criança aprende a amar, respeitar, se comportar, é com sua família que a criança começa a aprender como se portar dentro da sociedade. A vida dentro de casa pode ser considerada um treino para sua apresentação ao mundo.
Desde o nascimento a criança é moldada de acordo com suas vivências, sendo assim, aquilo que vê, escuta e é ensinada pelo pais, dá base para quem ela será no futuro, é disto que a criança alimenta seus pensamentos e conhecimentos para formar como cidadã. Elas vêem os pais como líderes a serem seguidos, ou imitados.
Noções como as de sim e não, certo e errado, justo e injusto, preconceito, amor ao próximo, respeito, saber dar e receber e principalmente empatia (se colocar no lugar do outro) são apresentadas à criança todos os dias desde seus primeiros momentos.
Portanto, fica aos pais a responsabilidade ou o dever de ao constituir uma família, faze-lo de forma a orientar seu filho a se tornar uma pessoa íntegra. Visto que seu filho será o espelho de sua vivência familiar. Vale ressaltar que as brigas, alcoolismo, violência, abusos e traumas dentro de casa serão levados por seus filhos para o mundo que o rodeia, de importância a qualidade de suas atitudes, afinal de conta, para podermos melhorar o mundo devemos dar início dentro de casa, semeando atitudes e valores positivos. As crianças precisam de bons pais.
“O amor é alguma coisa a mais do que sentimento, quem é que não deseja uma boa relação entre pais e filhos¿ … isto não cai do céu, se forma através de um lento processo.”
Ruth Dirx