AraucáriaColunas

PSICOLOGIA NO AR: Doenças psicossomáticas e o estresse.

Por Andressa Kasecker

Você sabia que sua mente pode fazer com que seu corpo adoeça? As doenças psicossomáticas ou somatizações são demonstrações do corpo frente ao sofrimento psíquico, elas acontecem quando estamos no limite, e nossa mente pede socorro.

Ao contrário do que muitos pensam, uma doença psicossomática não significa que a dor e o sofrimento não existem, elas estão presentes, e podem se manifestar de diversas formas, por exemplo: úlcera, gastrite, asma, bronquite, hipertensão, taquicardia, dermatite, herpes, enxaquecas, vertigem, tendinites, alergias, síndromes do pânico, ataques de ansiedade, entre outras. O estresse, a ansiedade, frustações, traumas , quando fora de controle, acabam sobrecarregando a mente.

Tais doenças são difíceis de diagnosticar, podendo os pacientes passarem por vários médicos sem sucesso no tratamento. O principal em somatizações é a compreensão de que os sintomas estão relacionados à parte emocional e a aceitação do problema. Tais variáveis são importantes para o desencadeamento da doença, de uma crise, e no aumento ou manutenção do sintoma.

Em nosso cérebro possuímos o hipotálamo, e uma de suas funções é o controle de emoções e comportamentos. Ele liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, que é responsável pela liberação de hormônios. Sendo assim, quando nossos sentimentos saem do controle e são percebidos como em excesso pelo hipotálamo, tais conexões são alteradas, podem acarretar doenças psicossomáticas.

A melhor forma de proteção contra doenças psicossomáticas é a manutenção de emoções e hábitos saudáveis que possam aliviar as mesmas. Terapia e exercícios físicos são excelentes aliados a uma vida mais tranquila e mais feliz.

Para o tratamento é sugerido o acompanhamento psicológico, psiquiátrico, e a mudanças de alguns hábitos, que podem estar acarretando tais episódios.

 

 

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.