
Quatro homens foram presos e um adolescente foi apreendido suspeitos de participarem de um roubo a carro-forte no estacionamento de um hipermercado de Araucária, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (21) pela Polícia Civil, três veículos roubados, duas armas de fogo e drogas foram apreendidas na ação. O crime aconteceu no dia 7 de agosto e câmeras de segurança registraram o momento em que eles invadiram o estabelecimento e cometeram o crime. Dois clientes foram pegos como reféns e cinco pessoas ficaram feridas.
Segundo informações do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Émerson Alves de Miranda, de 22 anos, e Cleverson Marinhaki, de 26, foram presos na manhã desta quarta-feira (21), ambos no bairro Campina da Barra, em Araucária. Miranda confessou o roubo de dois veículos utilizados na ação criminosa, um Corsa e um Fiat Doblo – este conduzido por ele no momento da fuga.
Já Marinhaki, a princípio, não tem envolvimento com o crime. Ele foi preso em flagrante em posse de um revólver de calibre 22, enquanto a polícia realizava diligências para cumprir um mandado de prisão contra o seu irmão gêmeo – suspeito de estar envolvido no assalto.
O suspeito de participar do crime ativamente, utilizando balaclava e arma de fogo, Jonatas Gonçalves Moura, 23 anos, conhecido como “Jotinha”, foi preso no início deste mês também em Araucária. “Jotinha” conduzia o Corsa que levou a quadrilha até o local e é suspeito de trancar o carro-forte com o veículo e jogar uma bomba caseira na direção do carro com o dinheiro.
Jonathan Tiago Pinto Furtuozo, 28 anos, suspeito de observar o movimento de dentro do mercado e passar as coordenadas para os comparsas, foi preso em agosto, no início das investigações, em Araucária. Com ele a equipe apreendeu 1,8 quilos de maconha e uma balança de precisão.
O menor de idade é suspeito de roubar um HB20 branco, que também deu apoio na fuga dos bandidos. Após deixarem o local, os bandidos pararam em uma rua de terra, onde trocaram de veículo – abandonaram o Doblo e continuaram fuga com o HB20. O adolescente foi apreendido após dar entrada em um hospital de Curitiba, após se ferir no confronto durante a tentativa de assalto.
De acordo com o delegado Rodrigo Brown, as investigações continuarão com o intuito de localizar e prender os outros dois envolvidos no crime, que se encontram foragidos. “Todos os veículos utilizados no crime foram recuperados em Araucária e restituído às vítimas. A polícia identificou ainda, que o Doblo foi preparado com blindagem – supostamente para a prática da ação criminosa. Além disso, o veículo Corsa estava com as placas adulteradas. O dono da oficina que fez os trabalhos nos carros é um dos foragidos”, disse.
Miranda, “Jotinha” e Furtuozo responderão por roubo e associação criminosa. Furtuozo responderá ainda por tráfico de drogas e posse de arma. Marinhaki responderá por posse ilegal de arma de fogo.
(BandaB)