Mais uma vez a Secretaria Municipal de Saúde de Araucária faz um apelo à população para que faça seu Cartão Nacional de Saúde. O reforço nesse pedido tem sido feito desde 2012, quando o Ministério da Saúde começou a incentivar o uso desse documento para que seja criado um cadastro nacional de usuários no país. Em março deste ano, mais uma medida aponta para a necessidade do cartão, pois os atendimentos realizados sem o documento não serão contabilizados pelo Ministério da Saúde, como informa a nota técnica 003/2015 (CGSI/DRAC/SAS/MS).
A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que cerca de 40% dos munícipes de Araucária não tenham ainda o documento. Todas as unidades de saúde possuem usuários que ainda não fizeram o cartão, mas algumas estão em uma situação mais problemática, como Santa Mônica, Industrial, Costeira, Califórnia, CSU e Boqueirão.
Por isso, quem ainda não fez o Cartão Sus deve procurar uma unidade básica de saúde para a confecção do documento. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. O cartão é de graça e ajuda a agilizar a marcação de consultas e exames, o acesso a medicamentos, cirurgias, vacinas e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.
Por que fazer?
Além de menos recursos repassados para o município, o prejuízo para atendimentos realizados sem o cartão se estende ao banco de dados do Ministério da Saúde, pois é ele que permite a avaliação e planejamento das políticas públicas na área.