Araucária

Quer adotar um cãozinho em Araucária? Saiba como

A Prefeitura de Araucária incentiva a adoção de cães que hoje estão sob cuidados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A idade dos animais varia de poucos meses de vida a sete anos de idade e quase todos são de raça indeterminada (SRD). O CCZ entrega os animais adultos para adoção já com as vacinas em dia. Há também filhotes.

Na manhã desta sexta-feira (04), a partir das 9 horas, alguns filhotes (machos e fêmeas) estarão à disposição para adoção também no Parque Cachoeira. A ação é uma parceria do Centro de Zoonoses com a Secretaria de Meio Ambiente. Mas é no CCZ onde os interessados poderão contar com várias opções de cães. Quem desejar ir pessoalmente ao CCZ para ver os animais pode visitar o local de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h e das 16h30. Mais informações (incluindo endereço): 3901-5286.

É preciso lembrar que ter um animal de estimação em casa exige espaço adequado (de acordo com o porte) e tempo para cuidados básicos e também para dar atenção. Muitos deles têm histórias de maus tratos e merecem a companhia de pessoas que realmente estejam dispostas a dar o carinho que merecem.

Há poucos meses, a Prefeitura divulgou a relação de alguns cães disponíveis para adoção no CCZ. Confira a relação (CLIQUE AQUI)


CCZ – O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão de Saúde do município que tem como objetivo geral desenvolver ações de controle de doenças e agravos à saúde causados por animais. São exemplo de zoonoses de relevância epidemiológica a raiva, a leptospirose, a hantavirose a febre amarela silvestre, entre outras.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o local não é um alojamento de cães. O CCZ investiga casos de zoonoses notificados em humanos e animais para identificação de fatores de risco e aplicação de medidas de controle e prevenção bem como investiga acidentes envolvendo animais peçonhentos como serpentes, aranhas e lagartas para o repasse de orientações de controle e prevenção.

O espaço funciona também como Posto Fixo de Vacina Antirrábica para cães e gatos residentes no município. Outra ação importante é o monitoramento da presença de cães soltos em vias públicas suspeitos de portarem alguma zoonose de relevância epidemiológica ou de cães de alta periculosidade pela apresentação de comportamento agressivo não provocado. O trabalho de conscientização sobre a guarda responsável de animais é constante e visa estimular o cuidado e o bem-estar animal.

foto: arquivo – Carlos Poly – SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.