A Prefeitura de Araucária incentiva a adoção de cães que hoje estão sob cuidados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A idade dos animais varia de poucos meses de vida a sete anos de idade e quase todos são de raça indeterminada (SRD). O CCZ entrega os animais adultos para adoção já com as vacinas em dia. Há também filhotes.
Na manhã desta sexta-feira (04), a partir das 9 horas, alguns filhotes (machos e fêmeas) estarão à disposição para adoção também no Parque Cachoeira. A ação é uma parceria do Centro de Zoonoses com a Secretaria de Meio Ambiente. Mas é no CCZ onde os interessados poderão contar com várias opções de cães. Quem desejar ir pessoalmente ao CCZ para ver os animais pode visitar o local de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h e das 16h30. Mais informações (incluindo endereço): 3901-5286.
É preciso lembrar que ter um animal de estimação em casa exige espaço adequado (de acordo com o porte) e tempo para cuidados básicos e também para dar atenção. Muitos deles têm histórias de maus tratos e merecem a companhia de pessoas que realmente estejam dispostas a dar o carinho que merecem.
Há poucos meses, a Prefeitura divulgou a relação de alguns cães disponíveis para adoção no CCZ. Confira a relação (CLIQUE AQUI)
CCZ – O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão de Saúde do município que tem como objetivo geral desenvolver ações de controle de doenças e agravos à saúde causados por animais. São exemplo de zoonoses de relevância epidemiológica a raiva, a leptospirose, a hantavirose a febre amarela silvestre, entre outras.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o local não é um alojamento de cães. O CCZ investiga casos de zoonoses notificados em humanos e animais para identificação de fatores de risco e aplicação de medidas de controle e prevenção bem como investiga acidentes envolvendo animais peçonhentos como serpentes, aranhas e lagartas para o repasse de orientações de controle e prevenção.
O espaço funciona também como Posto Fixo de Vacina Antirrábica para cães e gatos residentes no município. Outra ação importante é o monitoramento da presença de cães soltos em vias públicas suspeitos de portarem alguma zoonose de relevância epidemiológica ou de cães de alta periculosidade pela apresentação de comportamento agressivo não provocado. O trabalho de conscientização sobre a guarda responsável de animais é constante e visa estimular o cuidado e o bem-estar animal.
foto: arquivo – Carlos Poly – SMCS