Esta semana tem mais espetáculos do Palco Giratório no Teatro da Praça. Na quinta-feira (06), às 20h, tem “Nordeste: A Dança do Brasil”, apresentado pelo Balé Popular do Recife (PE). Na sexta-feira (07), às 20h, o público pode ver “Criaturas de Papel”, um teatro de animação apresentado pelo grupo Bricoleiros (CE). E no sábado (08), às 15h, o grupo Bricoleiros (CE) encena o espetáculo infantil “O Intrépido Anãmiri”.
O Palco Giratório circula por todo o país com apresentações culturais gratuitas. Numa parceria da Prefeitura com o SESC, Araucária receberá oito espetáculos. Todos são gratuitos e acontecem no Teatro da Praça (Rua São Vicente de Paulo, nº 1091 – Praça do Seminário). Mais informações pelo telefone: 3901-5213.
Nordeste: A Dança do Brasil (DANÇA)
“Nordeste: A Dança do Brasil” é um retrato em movimento da riqueza cultural que vem desta região do país, marcada por um intenso processo de hibridização. Os quatro ciclos festivos da Metodologia Brasílica instituída pelo Balé Popular do Recife estão presentes em um espetáculo de cor, brilho e beleza. Danças típicas do Carnaval, do São João, do Natal, e expressões de origem afroameríndia compõem o repertório dessa obra, que marcou a consolidação da linguagem original em dança que o Balé criou, baseada nas manifestações da cultura popular nordestina. Frevo, Maracatu, Caboclinhos, Ciranda, Xaxado e Guerreiro são apenas alguns dos ritmos do espetáculo.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Serviço: dia 06/08, às 20h
Criaturas de Papel (TEATRO DE ANIMAÇÃO)
“Criaturas de Papel” é constituído a partir de duas técnicas principais que fundam a cena: a bricolagem e o teatro negro. Ambas as técnicas foram estudadas e experimentadas, resultando na construção de um estilo de marionetes bricoladas. Neste espetáculo, o branco contrasta com fundo negro, evidenciando o material usado, no caso, o papel. A ação cênica se dá a partir de um refinado processo de animação das marionetes, inspirado no trabalho do grupo japonês kawasemiza, em que dois ou três marionetistas animam o mesmo boneco. Essa forma enriquece os movimentos, ampliando a margem de expressividade e atuação das marionetes.
Classificação: livre
Duração: 60 minutos
Serviço: dia 07/08, às 20h
O Intrépido Anãmiri (INFANTIL)
“O Intrépido Anãmiri” é um espetáculo feito com Marionetes de Manipulação Direta, inspirado na técnica japonesa “Bunraku”, em que os marionetistas animam o boneco, conferindo-lhe movimentos humanos e precisos. Essa técnica permite ampliar a expressividade cênica e proporciona ao público a impressão de que estão soltos e que têm vida própria. A história identifica-se perfeitamente com o mundo infantil, numa relação com os personagens fantásticos da fauna e flora brasileiras. Rica de cores e fantasias, com cenas surpreendentes de efeitos e truques, combinadas a uma estética refinada de manipulação de bonecos, movimento, luz e som, temos bonecos vivos em cena, que transportam crianças e adultos para um mundo mágico.
Classificação: livre
Duração: 55 minutos
Serviço: dia 08/08, às 15h