Internacional

Rainha Elizabeth 2ª se torna a segunda monarca a mais tempo no trono na história: 70 anos e 127 dias

A rainha Elizabeth 2ª, 96, tornou-se nesta segunda-feira (13) a segunda monarca a mais tempo no trono na história. Ela está nesta posição há 70 anos e 127 dias, um a mais do que o período do rei Bhumibol Adulyadej, que liderou a Tailândia de 1946 a 2016, quando morreu, aos 88 anos.

A britânica só fica atrás do rei Luís 14, da França, que permaneceu no trono por 72 anos e 110 dias, de 1643 a 1715. A diferença é que o líder absolutista se tornou rei aos quatro anos e só assumiu de fato o controle do reino em 1661, quando tinha 23. Elizabeth 2ª, por sua vez, tinha 25 quando recebeu o título.

Em 1952, o Reino Unido ainda emergia da devastação da Segunda Guerra Mundial, e Winston Churchill era premiê –a rainha acompanhou 14 primeiros-ministros desde que chegou ao trono.

Segundo o Guinness, o livro dos recordes, ela é, também, a rainha mais velha no posto e a monarca britânica mais velha de todos os tempos. No início do mês, Elizabeth 2ª celebrou o Jubileu de Platina, série de eventos em homenagem aos 70 anos de seu reinado, ainda que problemas de saúde tenham prejudicado sua participação. Ela saudou a população só no início e no final dos quatro dias de festejos.

A rainha assistiu no Castelo de Windsor à maioria dos eventos que a homenagearam. Alegando desconfortos de mobilidade, foi representada por seus parentes, em especial os herdeiros Charles e William, além da princesa Anne. O filho Charles, 73, vem aos poucos assumindo as funções públicas da mãe, que chegou a ser internada para realizar exames no ano passado.

O herdeiro, assim como Elizabeth, goza de popularidade, mas em índices bem menores. Charles tem cerca de 50% de opiniões favoráveis entre os britânicos, de acordo com pesquisa recente do instituto YouGov, enquanto Elizabeth tem 75%. Apenas 32% acham que ele será um bom rei.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.