Paraná

Região Metropolitana perde 51 mil passageiros por dia no transporte público

O sistema de transporte público de Curitiba perdeu, em média, 51 mil passageiros por dia. Essa é a média de passageiros transportados a menos em comparação a 2014, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). Segundo o estudo, em 2014 foram transportados em Curitiba 231,7 milhões de passageiros ao longo do ano. No ano passado o número caiu para 213,1 milhões, 18,6 milhões de passageiros a menos.

Comparado a outras cidades e capitais, a queda de Curitiba foi a maior do estudo — cerca de 8%, assim como Goiânia (GO). Foram analisados os dados de 16 grandes cidades e capitais brasileiras. A média nacional apresentou queda, mas menor — 4%. Ainda segundo o estudo, no Brasil todo, foram cerca de 900 mil passagens a menos por dia no ano passado. Para a NTU, a queda em todo o País é reflexo da crise econômica, que reduziu o poder aquisitivo da população.
A conta do NTU leva em consideração o equivalente de passageiros transportados, ou seja, a quantidade de passagens inteiras — inclusive somando duas meias passagens para que se dê uma inteira, por exemplo.
Urbs — A Urbanização de Curitiba (Urbs), concorda que houve redução no número de passageiros transportados em 2015, porém, em quantidade menor que a mostrada no estudo da NTU. Segundo a Urbs, a média total de passageiros transportados em 2015 ficou em 18,8 milhões por mês, o que daria aproximadamente 225 milhões de passagens.
Também diz que 2015 foi um ano atípico, com muitas paralisações no transporte público, o que impacta os números finais, já que foram muitos dias sem ônibus no ano passado. Ainda lembra que o número de 2014, quando ainda existia a integração na Região Metropolitana, também produziria outro resultado.
Chama a atenção também para que se leve em consideração na conta a equivalência das passagens. Muitas linhas ainda chegam da RMC e os passageiros seguem em linhas curitibanas, no que ainda existe de integração do sistema. Por isso, a Urbs diz que tal comparação é complicada, já que Curitiba tem um sistema muito diferente da de outras capitais ou grande cidade.

Números do transporte público de Curitiba (2015)

250 linhas de ônibus

342 estações tubo

30 terminais

1.368 ônibus (frota circulante)

328.066 quilômetros percorridos em dias úteis

21.448 viagens em dias úteis

13,99% é o percentual total de gratuidades no sistema (idosos, pessoas com deficiência, estudantes e outros)

 

Bem PARANÁ

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.